domingo, 8 de fevereiro de 2009

Alcochete Concelho de Inovação e Desenvolvimento - Terceiro Pilar Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete

Depois de alguma intervenção politica que se impunha fazer na sequência das últimas intervenções públicas do Sr.Presidente da Câmara , que assumiu já uma postura demagógica própria de quem está em campanha eleitoral , retomo o tema que vinha desenvolvendo sobre os vectores ou pilares de qualquer plano de desenvolvimento estratégico para Alcochete (PEDA).
Tornou-se evidente que o Sr. Presidente da Câmara optou já por um discurso pré-eleitoral de auto elogio que nada define ou esclarece , ficando sem se saber qual o sentido exacto das propostas que atira para o ar de forma generalista e pouco precisa , revelando que a intenção é mais confundir do que esclarecer, em que as ideias são substituídas pela retórica e pela prática «charmosa» e simpática da sedução demagógica.
Pelo contrário , o Alcochetanidades privilegia a partilha de ideias e propostas concretas , sem ambiguidades.
Nesta caso ideias sobre um instrumento de governação local essencial que é o PEDA , cujos contornos venho já apresentando desde meados de 2007 nos diversos textos que publiquei no Praia dos Moinhos , que deveria ter sido elaborado no inicio do mandato , e que o actual Presidente da Câmara se propõe agora elaborar e aprovar nos últimos meses do seu mandato.
Relembro que a propósito do PEDA defini cinco vectores fundamentais , mais concretamente:
1º Vector que apelidei de - Alcochete Concelho Amigo do Ambiente
2º Vector que apelidei de Alcochete Concelho Solidário e Seguro.
3º Vector que apelidei de Alcochete Concelho de Inovação e Desenvolvimento.
4º Vector que apelidei de Alcochete Concelho de Boas Práticas Governativas e Participação.
5º Vector que apelidei de de Alcochete Concelho de Urbanismo Sustentável .
Depois de ter abordado os dois primeiros vectores* , passo então a apresentar o terceiro pilar a ter em conta em qualquer iniciativa no sentido de elaborar um PEDA e que apelido de - Alcochete Concelho de Inovação e Desenvolvimento -
Relembrando o que disse anteriormente , o sistema económico é um dos grandes suportes da qualidade de vida das populações , criando empregos , gerando riqueza e aumentando a qualidade dos serviços prestados à população.
A escolha deste vector ou pilar do PEDA surge na sequência da reflexão que partilhei com os visitantes do Praia dos Moinhos num texto ali publicado em 14.10.2007 que intitulei «O PDM da oportunidade perdida» e que podem consultar no seguinte link:
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/10/o-pdm-da-oportunidade-perdida.html
Como acções prioritárias a desenvolver no âmbito deste vector destaco:
- Procurar a excelência nas Infra-estruturas e Equipamentos de Apoio às Actividades Produtivas , sobretudo do sector terciário.
- Criar em Alcochete um organismo multiparticipado para a Inovação e Formação;
- Banalização das novas tecnologias de informação.
- Criar um Gabinete para promover e facilitar a instalação de empresas relevantes para o desenvolvimento de Alcochete.
- Promover iniciativas empresariais jovens.
Nos textos seguintes aprofundarei cada uma destas acções.
Para já o que importa reter é que enquanto uns se vangloriam do que não fizeram , outros reflectem e trabalham árduamente no sentido da apresentação de propostas válidas e úteis para o desenvolvimento do concelho , mesmo que o façam com a certeza de que há risco das mesmas serem copiadas pelo Sr. Presidente da Câmara ( como aconteceu no caso do PEDA) , e sobretudo sabendo de antemão que este esforço não implica mais votos nas urnas em função daquilo que referi no texto aqui publicado « Teoria versus realidade…diferentes formas de ganhar eleições.»
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/02/teoria-versus-realidadediferentes.html

*
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/alcochete-concelho-solidario-e-seguro.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/segundo-vector-estratgico-do-peda.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/concretizao-do-pilar-estratgico.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/o-mega-parque-de-alcochete.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/alcochete-vila-amiga-do-ambiente.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/pilares-estratgicos-do-desenvolvimento.html

3 comentários:

  1. Quando a Ponte Vasco da Gama veio para Alcochete, quase todos adoptaram uma postura de "minimização dos danos".

    Sou completamente contra essa perspectiva, que não passa de uma mascarada atitude contemplativa e meramente reactiva: é como estar a aguentar ondas em zona de rebentação. A única atitude inteligente será aproveitar os golpes (à falta de melhor termo) e canalizar a energia dos mesmos para algo positivo (como no judo).

    Acontece que para aproveitarmos os “golpes” temos que os conhecer ou dispor de instrumentos para poder minimamente prevê-los. Assim, as estratégias explanadas neste post teriam, no meu entender, que ser executadas atendendo aos resultados de estudos de mercado de médio e longo prazo, focados, também (mas não só), na construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa e nas infra-estruturas que lhe estão associadas.

    Ou seja, as medidas a adoptar teriam que fazer parte de uma lógica global ao nível da economia do concelho, lógica essa devidamente sistematizada através do recurso a metodologias próprias.

    Não esquecer que tal sistematização, diga-se o que disser, ainda não existe.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Sr. Luís Proença,

    Como por certo já percebeu, sou leitora assidua do seu blog. E ao ler, neste seu texto, "mesmo que o façam com a certeza de que há risco das mesmas serem copiadas pelo Sr. Presidente da Câmara ( como aconteceu no caso do PEDA)(...)", gostava que me explicasse o que foi que o Sr. Presidente "copiou" e se já tomou medidas no sentido de evitar futuros plágios.

    Muito obrigada.

    Beatriz

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Srª Dª Beatriz.
    Antes de mais registo com agrado o facto de ser visitante assidua do Alcochetanidades. Muito Obrigado.
    Quanto ao PEDA referia-me naturalmente à ideia em si de elaboração de um Plano com essa natureza , ideia que avançei em meados de 2007 ,e cujos contornos pode consultar no link que disponibilizei.
    A elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento deveria ter sido uma iniciativa prioritária da CMA logo no inicio do mandato , não me chocando que a sua preparação decorresse mesmo durante um prazo alargado que poderia até coincidir com o periodo do mandato atento o potencial desse instrumento para definir a forma e o modelo de desenvolvimento do concelho no médio e longo prazo. O que me choca é que a CMA anuncie que se propõe elaborar e aprovar um PE no curto espaço de tempo que falta até ao final do mandato , sabendo de antemão que tal afirmação traduz um propósito meramente eleitoral incompativel com o rigor e ponderação que devem presidir à elaboração desse instrumento.
    Quanto à questão do plágio devo esclarecer que não estou preocupado com essa possibilidade. As ideias que apresento neste espaço são passíveis de melhor opinião. No entanto , caso os titulares do poder autárquico em Alcochete , independentemente da cor politica , decidam implementar algumas delas em beneficio de Alcochete , ficarei bastante satisfeito e realizado , porque o meu interesse final é o desenvolvimento sustentado deste concelho e a melhoria da qualidade de vida dos seus municipes.

    ResponderEliminar