domingo, 25 de janeiro de 2009

A concretização do Pilar Estratégico Alcochete Concelho Amigo do Ambiente - Conclusão

Depois de abordar a necessidade de delimitar uma zona que apelidei de Mega-Parque de Alcochete como a primeira das acções inerentes ao primeiro pilar ou vector estratégico que devem constituir a base de trabalho para a elaboração de um PEDA ( Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete) , que denominei de Alcochete Concelho Amigo do Ambiente , passo então a referir as restantes quatro acções especificas que entendo importantes à concretização deste vector e que são:
- A Promoção da Educação Ambiental e apoiar e incentivar os munícipes a adoptar estilos de vida ambientalmente correctos.
- O aumento da massa verde do concelho;
- A elaboração de um regulamento municipal de ambiente e a preparação dos serviços de fiscalização camarária para agirem no âmbito da fiscalização ambiental;
- A realização periódica de auditorias ambientais nos aglomerados urbanos do concelho , ou mesmo em partes especificas da malha urbana no sentido de detectar e eliminar os maiores obstáculos à sustentabilidade ambiental desse local.
Com a primeira daquelas acções , promoção da Educação Ambiental procurar-se-á melhorar a informação e o comportamento ambiental dos munícipes , pela maior consciencialização para esta problemática , envolvendo mais munícipes em iniciativas pedagógicas de teor ambiental , bem como dos agentes económicos e institucionais existentes no concelho.
Para tal será necessário implementar e dinamizar uma rede de informação que promova a circulação de informação ambiental , nomeadamente pelo recurso às novas tecnologias de informação como a Internet e aos meios de comunicação locais e ainda pelo recurso a folhetos distribuídos pela Câmara Municipal , pelas Juntas de Freguesia.
Proponho também a criação de um Centro de Demonstração e de Experimentação do Bom Comportamento Ambiental que proporcione informação útil e aplicável no quotidiano dos munícipes , nomeadamente no que respeita ao funcionamento ambiental das suas próprias habitações (uso racional da água , energia , reciclagem) e no apoio a estilos de vida ambientalmente mais sóbrios , servindo ainda como um atelier de experimentação ambiental dirigido aos jovens e crianças do concelho.
O papel dos jovens e das crianças no desenvolvimento desta acção assume pois um destaque inegável , sendo a Escola o local privilegiado para o desenvolvimento de acções de educação ambiental.
Nesse âmbito sugiro a criação de Clubes de Ambiente na escola , e a promoção de acções pela Câmara Municipal e pela Reserva Natural do Estuário do Tejo junto dos estabelecimentos de ensino do concelho para dar a conhecer a forma como actuam na gestão de recursos naturais e na salvaguarda do meio natural de Alcochete.
E já agora , porque não ensinar e incentivar os alunos a promoverem auditorias ambientais à própria escola , a requalificar o espaço de recreio , a sua casa , incutindo-lhes hábitos de sustentabilidade que certamente favorecerão o surgimento de uma geração de munícipes mais preparados para estes desafios.
No que concerne ao aumento da massa verde do concelho importa relembrar que Alcochete tem um passado agrícola que contribuiu para a redução significativa da vegetação arbórea. Sugiro que se pondere e estude a viabilidade de aumentar a massa verde existente no concelho através de um plano , que deve naturalmente prever incentivos e protocolos para a plantação de árvores em propriedade privada.
A elaboração de um Regulamento Municipal de Ambiente também se afigura como uma acção fundamental à concretização do vector estratégico Alcochete Concelho Amigo do Ambiente. Deve constituir um corpo regulamentar que por um lado sistematize a legislação nacional aplicável e por outro crie um quadro normativo espacialmente adaptado às opções locais. O Regulamento incidirá naturalmente sobre os vários descritores ambientais e as actividades com impacte no ambiente , adoptando o principio já referido num texto anterior do «poluidor-pagador».
Por fim resta referir a realização sistemática de auditorias ambientais que permitam realizar diagnósticos periódicos da qualidade ambiental e urbana em Alcochete , sugerindo que se envolvam nestes procedimentos os agentes locais como as associações de moradores , comerciantes e empresas , entidades prestadoras de serviços públicos (GNR , Bombeiros , Centro de Saúde) , e os estabelecimentos de ensino nos moldes que acima referi.

Sem comentários:

Enviar um comentário