quarta-feira, 10 de junho de 2009

Onde Luis Franco (Dr.) gasta o dinheiro da Câmara...

Já repararam nos «outdoors» que a Câmara Municipal de Alcochete colocou recentemente na Vila avisando que a Biblioteca Municipal de Alcochete já abriu.
Pois já.Foi no dia 13 de Setembro de 2008...
Deve ser para enganar os mais distraídos.

Na falta de obra feita , resta a Luis Franco (Dr.) e à Câmara Municipal anunciar a abertura de um espaço inaugurado há quase um ano.

E assim se gasta o dinheiro dos contribuintes.

Tenha vergonha Sr.Presidente da Câmara!

Escola do Monte Novo no Jornal de Alcochete

Com direito a contraditório (Vereador comunista Paulo Machado tenta justificar o injustifcável) , o Jornal de Alcochete lá teve que publicar a noticia sobre a degradação na Escola do Monte Novo.
Imagino os sapos que tiveram de engolir...
Foi na edição de hoje (10.10.2009).

terça-feira, 9 de junho de 2009

Obras à moda dos camaradas...

Vem sendo sistematicamente apresentada por Luis Franco (Dr) e pela Câmara Municipal como a obra emblemática do «esforço» de requalificação urbana da autarquia durante este mandato.
Desde há uns meses a esta parte que não há Boletim Municipal , folheto informativo que não a mencione com pompa e circunstância sempre acompanhada da fotozinha da praxe.

A última edição do In Alcochete , o desdobrável camarário distribuido na véspera das eleições europeias , não foge à regra.

Não caros visistantes do Alcochetanidades , não é uma piada , nem sequer me motiva qualquer esforço de ironizar com assuntos sérios.

Estou mesmo a referir-me àquela que é sistemáticamente apresentada como emblema do esforço da autarquia em matéria de requalificação urbana do núcleo antigo de Alcochete.

Estou então a referir-me à intervenção na Rua do Mercado e na respectiva intersecção na Rua do Norte. Para quem não está a identificar a rua em apreço , é precisamente a rua paralela ao edificio da Câmara Municipal onde se situa a porta de entrada para o mercado.

A obra que se iniciou no dia 13 de Abril com a abertura dos roços onde supostamente se colocariam as novas tubagens e que implicou o encerramento temporário da circulação automóvel na Rua do Norte foi interrompida há algumas semanas.

Graças a uma fuga de informação proveniente da própria Câmara , apurei que houve necessidade de voltar a tapar os roços e os buracos provisoriamente por falta de materiais necessários à conclusão da obra.

O resultado está à vista , convidando desde já os visitantes do Alcochetanidades a visitarem o local , nomeadamente a intersecção com a Rua do Norte para aferirem o estado lastimável em que se encontra o piso por causa daquela intervenção , pois grande parte da areia colocada nos roços já desapareceu , transformando aquele sector da rua paralela ao rio numa verdadeira picada ideal para viaturas todo o terreno. A situação mantém-se inalterada já há algumas as semanas.

A forma atabalhoada como esta empreitada está a ser executada pela Câmara Municipal é bem reveladora da total incapacidade deste executivo em desenvolver seja o que for em beneficio do concelho.

Trata-se de uma pequena empreitada que orça os € 50.000. Imagine-se o que seria ver este executivo camarário a promover outras intervenções de requalificação de maior dimensão.É melhor nem imaginar...
Perante isto dá perfeitamente para descurtinar quem são os culpados do estado degradado da Escola do Monte Novo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Comunicado de BORGES DA SILVA sobre a Escola do Monte Novo

Aqui fica a tomada de posição de BORGES DA SILVA, candidato do PSD à Câmara Municipal de Alcochete , relativamente à situação da Escola do Monte Novo em Alcochete.

«O estado de degradação a que chegou a Escola Básica 1 - Nº 1 de Alcochete (Monte Novo) e o modo como a Câmara tem ignorado os apelos para a sua resolução, é perfeitamente incompreensível e merece o nosso inteiro repúdio.
Actualmente, o recreio e o parque de jogos, onde mais de 100 crianças brincam e praticam desporto, encontra-se em péssimas condições e a necessitar de intervenção urgente. A falta de resposta pronta e diligente por parte da Câmara e do Sr. Vereador Paulo Machado é uma completa irresponsabilidade, atendendo aos perigos a que todos os dias estas crianças estão expostas.
A inoperância desta vereação não resulta da falta de conhecimento sobre o caso, muito pelo contrário. Há muito tempo que a comunidade escolar, nomeadamente a associação de pais tem vindo a alertar a Câmara para este problema e para muitos outros que afligem este estabelecimento de ensino, no entanto, a resposta tem variado, ora entre uma sorridente promessa ora entre um profundo silêncio, o que demonstra um completo desprezo pelas crianças, pelos pais e pelo trabalho desenvolvido por esta associação, em prol da comunidade. Atitude esta que obrigou a que fosse formalizada uma queixa à ASAE, com consequências graves para a imagem e credibilidade do Concelho.

As crianças que frequentam esta escola, além de terem o recreio visivelmente degradado, não têm bebedouros, nem bancos, nem áreas verdes, e as refeições são servidas num contentor provisório, há já dois anos. A este cenário que envergonha todos os munícipes, junta-se ainda o facto de: não haver condições de acesso para crianças com mobilidade reduzida, não haver rede wireless, e não terem sido tomadas medidas para disciplinar o estacionamento à frente da escola.

Face às carências existentes nesta escola, era obrigatório que a Câmara tivesse acompanhado de perto os problemas, e tomado as medidas necessárias à sua resolução em tempo útil.

Não podemos aceitar que esta situação continue adiada, e muito menos refém, tal como foi avançada na imprensa, da construção do projecto do Centro Escolar da Quebrada, para o qual o Sr. Vereador não tem data, nem modelo de financiamento para sua construção.
Actualmente o concelho depara-se com um grave problema de oferta escolar, encontrando-se mesmo em ruptura, no que se refere ao ensino pré-escolar e básico. Por essa razão e atendendo a que a construção de futuros equipamentos irá ser prolongada no tempo, a manutenção das actuais escolas e o enriquecimento das suas condições, não pode ser protelada.
Exige-se assim que, em simultâneo com a definição de um calendário rigoroso para a construção dos equipamentos em falta, se crie imediatamente um plano de contingência, para resolver rápida e eficazmente todos os problemas relacionados com a segurança e com o bem-estar das crianças nas escolas.
Mais uma vez fica bem patente a incapacidade deste executivo comunista para fazer face aos problemas da população e o descaramento com que encara a realidade nas mais diversas áreas, o que começa a fazer sentir-se negativamente na vida de todos os munícipes.

Alcochete, 8 de Junho de 2009,

Jorge Borges da Silva
Presidente PSD Alcochete»