sábado, 4 de julho de 2009

Saneamento na Rua Dr.José Dias da Cruz - Exemplo do Desinteresse da CDU e de Luis Franco


Desde os tempos de Miguel Boieiro à frente da Câmara Municipal de Alcochete , passando pelo executivo socialista , até ao actual executivo comunista , que os moradores da Rua Dr.José Dias da Cruz em Alcochete ( junto à escola do Monte Novo) reivindicam da Câmara Municipal uma intervenção que resolva definitivamente os problemas de saneamento existentes no local , os quais estão na origem do cheiro nauseabundo que muitas vezes se faz sentir no local , que invade as casas e que as transforma em verdadeiros ninhos de baratas.

Desde o inicio do presente mandato que alguns moradores têm feito chegar a Luis Franco (Dr.) e à Câmara Municipal a sua insatisfação e a sua preocupação com uma situação que se arrasta há anos a fio. Sem qualquer sucesso. É um assunto que não interessa a Luis Franco (Dr.) nem à CDU. Talvez se morassem ali já tivessem resolvido o problema...

A falta de interesse de Luis Franco (Dr.) e da CDU na resolução de um verdadeiro problema de saúde pública mais não é do que uma prova da incapacidade de um executivo que andou literalmente a deixar passar o tempo durante os quatro anos de mandato.

Como candidato autárquico à Assembleia Municipal de Alcochete nas listas do PSD fica aqui desde já a garantia que este assunto não será esquecido.

BORGES DA SILVA em contacto directo com a população

BORGES DA SILVA em contacto com os munícipes

BORGES DA SILVA no Mercado de Alcochete

O candidato do PSD à Câmara Muncipal de Alcochete , BORGES DA SILVA acompanhado de outros candidatos do partido está a promover acções de rua junto dos municipes de forma a auscultar os seus anseios e preocupações.

Depois dos contactos com Associações de Pais , Associação de Comerciantes , Forças de Segurança e com a RNET - Reserva Natural do Estuário do Tejo , BORGES DA SILVA e o PSD de Alcochete dão prioridade ao contacto directo com os munícipes , no âmbito de um conjunto de acções que se vão multiplicar até às eleições autárquicas.

Preocupados com os direitos trabalhadores? Não me parece

O Partido Comunista arroga-se arauto da defesa dos trabalhadores quando na verdade a sua preocupação é instrumentalizá-los como arma política.
Entre a realidade e as intenções há uma enorme distância.

Já aqui denunciei as condições precárias em que trabalham os funcionários municipais de serviço no canil municipal e a falta de pagamento do trabalho realizado ao fim de semana.

De igual forma chamei a atenção para o facto da Câmara Municipal de Alcochete usar e abusar da mão de obra gratuita ao abrigo do POC - Plano Ocupacional de Emprego.

Soube agora que as horas extraordinárias realizadas pelos funcionários camarários durante a Feira de Alcochete ainda não foram pagas , facto que está a gerar forte insatisfação entre os mesmos.

Estranha forma de ser comunista esta de Luis Franco (Dr.) e seus acólitos.

Pode ser que muito me engane , mas o estilo pessoal do actual Presidente da Câmara de Alcochete , mais próximo da figura do «menino bem de Cascais» deve fazer corar a poderosa ala operária do Partido Comunista. Ainda há dias um amigo meu que não vive em Alcochete , confrontado com a foto do candidato comunista me perguntava se aquele era o candidato do CDS/PP...


PS: Soube que o Governo Civil de Setúbal teve de acudir a CERCIMA com uma verba de cerca de € 5000,00 para evitar que esta suspendesse a actividade. Volto a perguntar: ONDE ESTÁ O DONATIVO QUE LUIS FRANCO E A CMA PROMETERAM ENTREGAR RESULTADO DA COBRANÇA DOS INGRESSOS NA FEIRA DE ALCOCHETE?

Plano Estratégico de Alcochete entregue à consultora Augusto Mateus & Associados

Ontem à noite, por ocasião do debate «Que Desafios para o Concelho de Alcochete» realizado no Fórum Cultural no âmbito da elaboração do Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete , perante cerca de 60 pessoas , Luis Franco (Dr.) anunciou a contratação do Prof.Augusto Mateus e da sua equipa para a elaboração deste importantissimo documento estratégico que foi batizado de Alcochete2025 Visão e Estratégia , documento que segundo o edil estará pronto no primeiro semestre de 2010.
Augusto Mateus salientou na sua intervenção de cerca de 2 horas , a necessidade de intercatividade do processo de elaboração de um documento que deve ser uma expressão do colectivo ; o ideal de mudança e conservação inteligente que o mesmo deve observar ; a contextualização de Alcochete no âmbito da cidade região de Lisboa e do reequilibrio territorial inerente ao desenvolvimento de um conceito territorialmente abrangente que pode valorizar o concelho atenta a sua posição central na valorização do Tejo e do Atlântico ; os desafios inerentes à criação de condições que permitam atrair investimento para o concelho , destacando as actividades aeroportuários caso se confirme a construção do novo aeroporto ; a qualificação de Alcochete como espaço de visitação ; a necessidade de uma ponderação equilibrada da questão das acessibilidades a Alcochete.

O ex ministro não deixou ainda de referir o aproveitamento deficiente da potencialidade estética de Alcochete , tendo identificado aquilo que apelidou de«toques de fealdade» na sede do concelho.

Apesar do período pré-eleitoral que vivemos , do facto de entender ,como já aqui referi , que a preparação deste instrumento deveria ter sido uma prioridade deste executivo desde o primeiro dia do mandato , e do «timing» escolhido para o arranque deste processo poder estar associado à proximidade de um acto eleitoral , pautei a minha intervenção no debate , no qual participei na qualidade de munícipe e Vice Presidente do PSD/Alcochete , por uma atitude de cooperação positiva , evitando qualquer politização do mesmo , focando a minha atenção na necessidade de se investir tempo e reflexão no modelo de participação na elaboração deste documento estratégico. A este propósito sugeri que se promovam sessões temáticas , work shops , e que se envolvam as forças vivas do concelho no debate , para além de sessões deste genéro e da utilização da internet como meio de angariação de sugestões.

Entre «private jokes» de Luis Franco (não há nada menos elegante do que estarmos num grupo de pessoas, alguém dizer um frase e só uma ou duas perceberem.) , foi a CDU a marcar negativamente a sessão , quando um militante e autarca comunista , que obviamente não conseguiu perceber qual o propósito subjacente à realização do debate e o seu cariz transversal que necessariamente impõe uma mobilização supra partidária de todo o universo alcochetano , tentou instrumentalizar a sessão e transformá-la num comicio do partido , chamando à colação a temática dos projectos de candidatura da CMA aos fundos do QREN ,agitando de forma atabalhoada e despropositada a bandeira da perseguição a Alcochete por parte do poder central.

A intervenção desse autarca , que fez questão de enumerar quase todos os cargos que ocupa no concelho ( e digo «quase» porque acabou por admitir que se calhar se estava a esquecer de algum cargo...que Giro...) acabou por merecer o meu repúdio tendo apelado à mesa que tentasse evitar a transformação do debate num comicio politico da CDU. Sobre este ponto não posso deixar de referir a forma pedagógica como Luis Franco (Dr.) interveio junto do seu desabrido camarada , explicando que não era aquele o momento e o local para politização do debate.

Preferi evitar baixar ao nível daquela intervenção , o que certamente conseguiria se tivesse relembrado aos presentes no debate as verdadeiras razões pelas quais os projectos de candidatura da CMA aos fundos do QREN foram chumbados. Preferi contudo não descer ao nível do autarca comunista em questão.

Sobre esta questão destaco também a intervenção final de Augusto Mateus que apelou para a necessidade de não poluir o processo participativo com questões que possam provocar divisões que ponham em causa a boa preparação de um instrumento que deve ser a expressão de uma vontade verdadeiramente colectiva. Duvido contudo que o autarca comunista em questão tenha percebido o alcance da mensagem.

Aguardo então que todas as manifestações de vontade Augusto Mateus relativamente à promoção de um processo verdadeiramente participado em torno da preparação deste instrumento sejam concretizadas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Campanha Eleitoral disfarçada com dinheiros públicos

A Divisão Cultural da CMA está a promover um conjunto de eventos no âmbito de uma iniciativa que denominou «Julho Mais Quente».

Depois dos € 40.000 gastos na Feira de Alcochete , do record de 12 minutos de fogo de artificio no final das festas de São João ( Um Luxo!) , a CMA volta a abrir os cordões à bolsa em iniciativas que visam fazer esquecer a falta de obra.

Investimento de dinheiros públicos em iniciativas que visam «anestesiar» os munícipes em vésperas de eleições e que traduzem um nitido colocar da autarquia ao serviço da CDU.
E Luis Franco (Dr.) continua a justificar-se com a crise...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um Blog novo em Alcochete

«Porque a qualidade de vida é um imperativo para todos, este blog será um meio para partilhar problemas e discutir soluções, mas também será um espaço para revelar o que de melhor existe na Urbanização dos Barris.Contamos com todos aqueles que vivem, trabalham ou de alguma forma usufruem deste espaço, em Alcochete»:

http://barrisonline.blogspot.com/


O Alcochetanidades saúda este novo espaço virtual para o qual deseja muito sucesso.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Discutir o futuro de Alcochete é só para convidados


Depois de aqui ter sido sistematicamente denunciado a falta de um Plano Estratégico para Alcochete , e de eu próprio ter apresentado desde 2007 até à presente data um conjunto de Pilares para o Desenvolvimento Estratégico de Alcochete , eis que Luis Franco (Dr.) e a CDU , depois de um mandado de 4 anos de uma inércia e imobilismo confrangedor , vêem à tona de água no final do mantado e em véspera de eleições com uma iniciativa pomposamente baptizada de «Alcochete2025».

Assim sendo e pretensamente no âmbito da elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete , a CMA irá promover um debate com o tema «Que desafios para o Concelho de Alcochete?» com a presença do Professor Augusto Mateus. É na próxima sexta feira pelas 21:30 horas no Fórum Cultural.
Ao que parece as entradas no debate estão limitadas aos convidados da CMA , razão que estará na origem da não divulgação da iniciativa no site da CMA.

Relembro que em Janeiro deste ano Luis Franco (Dr.) afirmou que o PEDA estaria pronto até ao final do mandato , facto que mereceu a minha viva contestação atenta a importância estratégica deste documento que é incompativel com qualquer pressa de pendor eleitoralista.

O facto de estarmos no final do mandato deve impedir a CMA de tentar aprovar um instrumento estratégico vinculativo para o futuro do concelho , o qual deverá ser concluido com ponderação e ser discutido no próximo mandato.

Vamos ver se esta iniciativa não é depois utilizada para «abençoar» a aprovação apressada de um Plano Estratégico feito à pressa e em cima do joelho...

Já agora impõe-se uma pergunta: SÓ ENTRAM NO DEBATE SOBRE O FUTURO DE ALCOCHETE OS CONVIDADOS DA CMA?

CONTINUAMOS À ESPERA...sentados

Fazendo eco das palavras de Fernando Pinto no Praia dos Moinhos e de muito que aqui tenho escrito sobre o assunto impõe-se uma vez mais a pergunta:

QUANDO É QUE LUIS FRANCO (DR.) E A CMA ESCLARECEM , QUANTO É QUE FOI ENTREGUE À CERCIMA DO MONTANTE TOTAL COBRADO COM OS INGRESSOS NA FEIRA DE ALCOCHETE ?

Vamos esperando...mas é melhor esperar sentados...

Deu-lhes a pressa...

No primeiro dia útil após aqui ter referido a forma extremamente lenta e atabalhoada como decorre a obra de requalificação da Rua do Mercado , eis que os trabalhos são retomados com grande azáfama e grande número de trabalhadores envolvidos.
Já sei que vão chover comentários anónimos a este texto a «esclarecer» que o reeinicio dos trabalhos nada tem a ver com o que eu escrevi no Alcochetanidades , muitos deles a acusarem-me de presunção.

No entanto a coincidência não deixa de ser curiosa.

domingo, 28 de junho de 2009

Peculiaridades do comunismo em Alcochete

Como tem sido bastamente denunciado no Alcochetanidades , o regime comunista de Luis Franco (Dr.) em Alcochete pautou a sua conduta pelo primado do «orgulhosamente sós» , evidenciando uma total falta de vontade ( ou de capacidade) de promover parcerias com privados ou com outros munícipios , opção que tem contribuido para o atraso cada vez maior do concelho em comparação com os concelhos vizinhos , e que foi um dos vários factores apontados nos pareceres técnicos que sustentaram a reprovação das candidaturas do municipio aos fundos comunitários disponibilizados no âmbito do QREN.

Revelador desta politica é a tendência revelada pelo líder comunista local Luis Franco (Dr.) para constantemente procurar bodes expiatórios fora de Alcochete para a falta de obra que caracterizou este mandato.

Para além disso , o verdadeiro culto da personalidade que o líder do regime comunista de Alcochete vem promovendo em torno da sua imagem , culto para o qual o jornal local tem dado o seu contributo , permitem estabelecer alguns pontos de contacto com o regime comunista norte coreano , regime que mantém o país isolado do mundo à custa de um atraso significativo.

O que talvez muitos não sabem é que Alcochete foi durante 10 anos geminada com a cidade norte coreana de Waudo , geminação promovida pelo histórico líder comunista de Alcochete , Miguel Boieiro , actual presidente da Assembleia Municipal de Alcochete , geminação que só terminou em 2002 no mandato do executivo socialista.

Os comunistas de Alcochete , à época na oposição , reagiram de forma muito agressiva à anulação da geminação com a cidade norte coreana , facto que mereceu de Miguel Boeiro os seguintes comentários ao Diário de Noticias :

«A anulação da geminação...é contranatura e ainda anticultural e reaccionária.

São estes os mesmissimos comunistas amigos da Coreia do Norte que ainda hoje governam Alcochete.