sábado, 18 de abril de 2009

VISITEM O TERMINAL TIR DA ROTUNDA DO ENTRONCAMENTO A PARTIR DAS 22:00H

Em Outubro de 2007 denunciei no Praia dos Moinhos os efeitos perversos do crescimento do número de plataformas logisticas instaladas no concelho de Alcochete ao arrepio do Plano Nacional de Logistica , e com o beneplácito dos diversos executivos camários , que ávidos de receitas fáceis não hesitaram em licenciar milhares de m2 de espaço do concelho sem consideração pelo impacto negativo que tal representa no desenvolvimento sustentado do mesmo.
Sugiro uma leitura desses textos nos links abaixo indicad0s.


Como foi referido nesses textos , há efectivamente determinados momentos do dia em que chegam a circular simultaneamente largas dezenas de camiões TIR na estradas e nos acessos ao concelho.
Convido todos os visitantes do Alcochetanidades a deslocarem-se à Rotunda do Entroncamento a partir das 22:00 horas , num dia útil da semana , para constatarem o seguinte:
A rotunda que é simultaneamente a porta de entrada para quem chega a Alcochete foi transformada em terminal TIR , chegando a estar ali parqueados durante a noite , nos dias de semana , e simultaneamente uma vintena de camiões TIR , fazendo lembrar imagens recentes de Vilar Formoso atulhada de camiões parados por força do encerramento da fronteira durante o período da Páscoa.
É uma imagem reveladora do tipo de «desenvolvimento» promovido por autarcas sem qualquer visão de futuro para o Concelho.
Vale a pena ir lá para assistir a um espectáculo impressionante e deprimente.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Peço Desculpa aos Politicos Profissionais

No passado dia 02 de Abril , na sequência de uma troca de comentários a propósito de um texto de Fbastos publicado no Praia dos Moinhos intitulado «Surpresa e uma Luz ao Fundo do Túnel(2)» , qualifiquei Luís Franco , o candidato comunista à Câmara Municipal de Alcochete, como um Politico Profissional preparado na Escola do Partido Comunista.
Fi-lo para estabelecer o contraste com o candidato do PSD Jorge Borges da Silva , um homem com uma carreira profissional desenvolvida fora da politica , e que agora se disponibiliza para o exercício de um cargo politico.
Depois dos caciques locais do Partido Comunista , evidentemente incomodados com esta questão , me terem dirigido alguns insultos anónimos através de comentários dirigidos ao Alcochetanidades , mas sobretudo depois de alguns amigos meus com percursos valorosos na vida politica nacional me terem abordado sentido-se injustiçados com a comparação , confesso que reflecti mais profundamente sobre a matéria e concluí que me precipitei quando qualifiquei o candidato comunista como Politico Profissional.
Mea Culpa.
Antes de mais devo dirigir um pedido de desculpa aos Políticos Profissionais por os ter associado ao candidato comunista à Câmara Municipal de Alcochete.
É que depois de alguma reflexão e de análise ao panorama histórico da actividade politica em Portugal tenho necessariamente de distinguir três classes de indivíduos que coexistem na actividade partidária.
A saber:
Os Políticos com Profissão, os Políticos Profissionais e os Profissionais da Política, que se podem caracterizar sucintamente do seguinte modo:
Na primeira categoria, dos Políticos com Profissão, encontram-se os indivíduos com uma formação e carreira profissional autónoma, que sendo militantes dum partido político se disponibilizam para o exercício de cargos partidários e públicos e que, por razões de coerência ideológica e noção de serviço público integram a actividade política activa em determinados períodos da sua vida profissional, na maior parte dos casos com prejuízos materiais significativos já que auferem na sua actividade profissional fora da área pública valores significativamente superiores.
Neste grupo incluo o candidato do PSD à Câmara Municipal de Alcochete , Borges da Silva
Na segunda categoria, dos Políticos Profissionais, encontram-se os indivíduos que decidem construir uma carreira competente, dedicada e estruturada no âmbito da actividade política. Para tal, adquirem uma formação académica de base adequada, nos domínios sociais e políticos, melhoram permanentemente os seus conhecimentos intelectuais em áreas complementares, nos domínios da economia, finanças , gestão autárquica, e estruturam uma carreira profissional pública na área política. Tornam-se assim dirigentes políticos partidários e nacionais competentes, muito bem preparados tecnicamente e capazes de exercerem a actividade política com os mais elevados padrões de qualidade e eficiência.
Confrontando esta noção com o percurso profissional (??) e com o desempenho do candidato comunista à Câmara Municipal de Alcochete ao longo deste mandato , parece-me óbvio o erro que cometi no meu comentário ao texto publicado no Praia dos Moinhos.
Resta então a terceira categoria, a categoria dos Profissionais da Política, na qual se encontram os indivíduos que vivem da actividade política partidária, e que por conseguinte dependem em termos profissionais da situação em que o partido se encontra e do seu próprio posicionamento dentro do partido. São «partido-dependentes» tendo sido, recentemente, apelidados de «boys» ou «indivíduos do aparelho».São fundamentais para manterem em funcionamento as «máquinas» ou «aparelhos» partidários Comissões Políticas Nacionais, Distritais, Concelhias, Secções Locais, Secções Profissionais, etc. e para a mobilização em campanhas eleitorais, sendo posteriormente recompensados com a atribuição de lugares públicos quando o partido assume o poder. Têm normalmente uma formação académica , mas um curriculum profissional insuficiente e raramente obtêm o reconhecimento dos seus pares ou da comunidade empregadora privada.
Por muito que isto incomode os caciques locais do Partido Comunista parece-me evidente que Luís Franco , o candidato comunista à Câmara Municipal de Alcochete se encaixa como uma luva nesta terceira categoria.
Está pois reposta a Justiça para com os Politicos Profissionais.

domingo, 12 de abril de 2009

Alcochete 1000 Amigos - 3ª Actualização

Fazendo votos de que todos tenham tido uma Boa Páscoa , estando de regresso a Alcochete , correspondendo às preocupações de um dos mais leais e fieis visitantes do Alcochetanidades , o anónimo «Oposição» , informo que a iniciativa «Desafio Alcochete 1000 amigos» , que visa tentar juntar 1000 amigos de Alcochete num só perfil do Hi5 , atingiu hoje , ao fim de oito dias , o bonito número de 401 amigos.
Bem haja a todos. Vamos continuar a crescer.