sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A todos os visitantes - Obrigado


Em pouco mais de 3 semanas de existência o Alcochetanidades mereceu já o interesse de muitos visitantes.
Obrigado a Todos pela visita e contributos para um espaço virtual que visa contribuir para a apresentação e discussão critica de ideias sobre o desenvolvimento do nosso Concelho.

O Mega-Parque de Alcochete

No último texto explicitei aquela que seria a primeira acção a implementar no âmbito do Pilar Estratégico denominado Alcochete Concelho Amigo do Ambiente.
A pedido de um visitante do Alcochetanidades , passo a concretizar mais detalhadamente essa acção , bem como a respectiva operacionalização.
Como referi, a acção consiste em dotar o concelho de um Mega-Parque que abranja todos os espaços naturais de relevância no concelho formando uma estrutura verde em rede protegida das acções agressivas , ambientalmente requalificada de forma a gerar , como foi dito , serviços e benefícios ambientais para a população de Alcochete.
A operacionalização desta acção impõe , na minha perspectiva , pelo menos duas componentes especificas que se devem articular entre si.
Por um lado a contratualização de novas formas de utilização da área sob jurisdição da Reserva Natural do Estuário do Tejo , e por outro estabelecer contratos programa com os proprietários da fazendas e quintas que ainda existem no concelho de Alcochete , que permita que aqueles as recuperem e continuem a usar , mas segundo regras definidas para a sua rentabilização ambiental e paisagística ao serviço do Concelho de Alcochete de acordo com o Plano Director do Mega-Parque que referi no texto anterior. Estes esquemas contratuais regulam por um lado o ónus de utilização dessas propriedades , mas também definem as contrapartidas pelos serviços ambientais positivos que passam a prestar à comunidade.
Não deixa de ser verdade , como bem me referia o munícipe que me interpelou sobre esta proposta , que os custos financeiros desta acção seriam elevados e que obrigaria a encontrar formas de garantir a gestão sustentada do Mega-Parque.
Para este efeito proponho para já a constituição de um Fundo Financeiro especifico alimentado por taxas ambientais a pagar pelos promotores imobiliários , cujos empreendimentos reduzam a qualidade ambiental na sua área de intervenção. Trata-se no fundo de introduzir um mecanismo de compensação ambiental com uma incidência proporcional à amplitude das alterações ambientais que tais iniciativas imobiliárias provocam no sistema natural de Alcochete.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Alcochete Concelho Amigo do Ambiente - Primeiro Pilar Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho

Porque o prometido é devido,
- vide http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/pilares-estratgicos-do-desenvolvimento.html , passo então a sugerir um conjunto de acções prioritárias inerentes a cada um dos cinco vectores ou pilares que sugeri como base de trabalho para a elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete , os quais , como referi anteriormente , vão certamente permitir delinear uma estratégia digna desse nome para o desenvolvimento sustentável de Alcochete.
Antes de prosseguir importa apelar aos visitantes deste espaço para que contribuam com sugestões para as acções que consideram adequadas à prossecução desta proposta.
Começando pelo primeiro daqueles pilares , que apelidei de Alcochete Concelho Amigo do Ambiente , importa seleccionar acções que contribuam positivamente para a regeneração e qualificação do sistema natural de Alcochete , mas que permitam igualmente , sem prejuízo da capacidade desse sistema , aproveitar os seus benefícios e serviços para aumentar a qualidade de vida dos nossos munícipes e até fortalecer o sistema económico deste concelho pela criação de riqueza e postos de trabalho.
Entre as acções que seleccionei para este efeito estão:
1.Definir o esqueleto do sistema de espaços verdes do concelho e tratá-lo como um mega-parque de Alcochete .
2.Promover a educação ambiental e apoiar e incentivar os munícipes a adoptar estilos de vida ambientalmente correctos.
3. Aumentar a massa verde do concelho;
4.Elaborar um regulamento municipal de ambiente e preparar os serviços de fiscalização camarária para agirem no âmbito da fiscalização ambiental;
5.Promover a realização periódica de auditorias ambientais nos aglomerados urbanos do concelho , ou mesmo em partes especificas da malha urbana no sentido de detectar e eliminar os maiores obstáculos à sustentabilidade ambiental desse local.

Para não tornar este texto demasiado longo vou para já abordar a primeira das acções que entendo necessária à implementação do Vector Estratégico que apelidei de Alcochete Concelho Amigo do Ambiente.
Nos textos que se seguirem explicitarei as restantes quatro acções que sugeri.
A primeira dessas acções , que podemos resumir na definição do esqueleto do sistema de espaços verdes do concelho , visa a delimitação de uma zona verde que pode ser identificada como Mega-Parque de Alcochete. Tal acção englobaria pelo menos três intervenções específicas complementares entre si , a saber:
- Aprofundar os conhecimentos científicos relativos ao sistema natural de Alcochete ( solo , água , fauna , flora , clima , etc.) para se identificarem , com bases cientificas sólidas , as áreas mais relevantes do concelho no plano ambiental.
- Com base no estudo anterior , passar-se-ia à identificação espacial das diferentes aptidões e capacidade do meio natural , para estabelecer uma gradação nos níveis de protecção e de restrição de uso.
Este é precisamente um dos pontos que no passado recente me levou a apelar à suspensão de qualquer revisão do PDM de Alcochete antes de se elaborar e aprovar um Plano Estratégico para Alcochete. É que esta intervenção , como qualquer outra neste âmbito , só faz sentido se se articular com o processo de revisão do PDM , pois há que compatibilizar a delimitação de espaços a afectar ao referido Mega-Parque Urbano com a delimitação espacial do crescimento das zonas urbanizáveis.
- Finalmente , e com base nos estudos anteriores , estaríamos em condições de definir claramente os limites da Estrutura Verde Fundamental do Concelho de Alcochete , para então proceder ao zoneamento e regulamentação dos usos permitidos em termos de espaço e tempo , tudo traduzido num instrumento que podemos designar de Plano Director do Mega-Parque de Alcochete , com base no qual se elaborariam os Planos de Pormenor que concretizam a utilização desse mesmo espaço.

No próximo texto aprofundarei as restantes quatro acções que seleccionei com vista à implementação deste primeiro Pilar Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nada que não passe com uns sais de frutos...


Depois do «Praia dos Moinhos» , o «Alcochetanidades» representa mais uma frente de discussão de assuntos de interesse e de relevo para Alcochete.

É claro que isso incomoda quem , como o deputado municipal comunista Jorge Giro , não consegue perceber , que ao contrário do que se passa no PC , os militantes de outros partidos , como é o meu caso , são livres de promover espaços como este em que podem exprimir opiniões livres e pessoais que de forma alguma vinculam o partido politico a que pertencem.
Daí que tenhamos de perceber a enorme confusão que como é hábito vai na cabeça do deputado quando escreve o que escreve no Jornal de Alcochete.

Mas o que mais importa realçar é que «politicos» como o deputado municipal comunista Jorge Giro jamais perceberão que o incómodo deles é a minha maior vitória.

Hoje , para além do excepcional número de visitas a este blogue , tive mais um motivo de franca satisfação. A opinião expressa pelo deputado municipal sobre este blogue na edição de hoje do Jornal de Alcochete . Os seus insultos básicos «sabem a mel».

Por este ser um espaço plural não hesito em disponibilizar o link para esse artigo de opinião do deputado municipal : Quem quiser que leia e retire as suas conclusões...

Sem prejuízo da mais que evidente e básica adulteração do sentido do texto publicado no «Alcochetanidades» a que o deputado Jorge Giro se refere no seu artigo , não posso deixar de referir que toda a azia que aquele destila na sua peça jornalistica é uma prova evidente do impacto deste Blogue.

Ao deputado Jorge Giro só posso sugerir que vá tomando uns sais de frutos cada vez que aceder a este espaço... Pode ser que a azia passe!

Pilares Estratégicos do Desenvolvimento Sustentável de Alcochete


Desde os tempos do saudoso «Tágides» que tenho , de forma recorrente , abordado temas directa ou indirectamente relacionados com a temática do desenvolvimento sustentável do concelho de Alcochete.
Trata-se de uma temática sobre a qual reflicto até hoje e sobre a qual vou partilhando algumas ideias.

No momento em que a Câmara Municipal de Alcochete anunciou ter reservado para os derradeiros meses do actual mandato a elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete , e apesar da motivação manifestamente eleitoralista subjacente a esse anúncio , e dos riscos inerentes à falta de rigor de que um documento de elevada complexidade e importância pode padecer se elaborado à pressa e «em cima do joelho» , entendo ser pertinente deixar mais um contributo para essa temática.
Depois de ter alinhavado uma proposta de Plano Estratégico de Alcochete em Outubro de 2007 – ver link http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/10/o-pdm-da-oportunidade-perdida.html , volto à carga , apelando a que qualquer iniciativa camarária nesse âmbito , tenha em conta a necessidade de implementar um quadro bem articulado e coerente de vectores estratégicos e de propostas de acção de intervenção especifica adequadas a uma resposta cabal àquele que é o objectivo último de qualquer Plano Estratégico para o Desenvolvimento , e que é , claro está , a melhoria da qualidade de vida da população , presente e futura.
Aproveito também para relembrar os actuais e futuros autarcas de Alcochete , que a elaboração de qualquer Plano Estratégico impõe uma percepção profunda da realidade local , visão de futuro , vontade politica de promover parcerias e capacidade de aproveitar oportunidades.
Para já , e prometendo aprofundar a questão , sugiro que a elaboração desse Plano Estratégico contemple cinco vectores que considero verdadeiros pilares , relativamente a cada um dos quais se delineará um conjunto de acções prioritárias que no seu somatório traduzirão uma verdadeira estratégia de desenvolvimento sustentável para Alcochete.
1º Vector apelido-o de Alcochete Concelho Amigo do Ambiente .O sistema natural constitui na minha perspectiva pessoal , um pré-requisito onde assentam todos os outros sistemas. Sem um sistema ambiental saudável os sistemas económico e social degradam-se e inviabilizam-se a longo prazo.
2º Vector apelido-o de Alcochete Concelho Solidário e Seguro. Coloco-o em segundo lugar em ordem de importância no conjunto dos cinco pilares ou vectores estratégicos. Sem prejuízo de uma perspectiva de abordagem integrada de todos os sistemas , em caso de incompatibilidade entre eles , o bem estar social e a qualidade de vida da população deve , na minha opinião , ter primazia sobre os interesses inerentes ao crescimento económico.
3º Vector apelido-o de Alcochete Concelho de Inovação e Desenvolvimento. Sem dúvida que o sistema económico é um dos grandes suportes da qualidade de vida das populações , criando riqueza e empregos e aumentando a qualidade dos serviços que são prestados.
4º Vector apelido-o de Alcochete Concelho de Boas Práticas Governativas e Participação. Este vector visa naturalmente aumentar a boa governabilidade da autarquia (que bem precisa…) e aumentar a cidadania promovendo nos moldes que já referi noutros textos (ver post sobre os Arquivos do Praia dos Moinhos - Politica Local) a capacidade de participação activa e informada dos munícipes de Alcochete.
5º Vector apelido-o de Alcochete Concelho de Urbanismo Sustentável . Trata-se de um vector que encerra a concretização funcional e espacial de um modelo urbano para Alcochete e que obviamente cruza todos os outros vectores anteriormente propostos.
Desde já me comprometo a apresentar as minhas ideias relativamente às acções que entendo adequadas à implementação e desenvolvimento destes cinco pilares do desenvolvimento estratégico de Alcochete.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Arquivos do «Praia dos Moinhos»

Satisfazendo os pedidos de alguns visitantes do «Alcochetanidades», passo a indicar os links para alguns dos meus textos publicados no blogue «Praia dos Moinhos» no último ano e meio , organizados por tema:

Planeamento Territorial e Urbanismo em Alcochete:
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/12/alcochete-em-saldosrumo-desqualificao.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/10/o-pdm-da-oportunidade-perdida.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/alcochete-baldio-logistico.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/alcochete-plataforma-logistica.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/pdm-estratgia-opes-para-alcochete.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/chegar-ao-freeport-chegar-vila-de.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/jornal-de-alcochete-edio-de-26-de.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/cerrado-da-praia-perigo-de-morte.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/isto-tambm-alcochete.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/rumo-desqualificao-do-concelho-ii.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/rumo-desqualificao-do-concelho.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/11/qualquer-semelhana-pura-coincidncia.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/09/plo-logistico-do-passil-exemplo-de.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/urbanismo-em-portugaluma-miragem.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/uma-cmara-municipal-obviamente.html
Politica Local:
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/11/um-senado-para-alcochete-mais-uma.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/11/melhor-alcochete-apesar-de-tudo-uma.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/esquerda-direita-e-participao-cvica.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/09/informao-e-participao-cvica.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/12/mais-coisas-giras-do-deputado-giro.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/12/poder-local-e-partidos-politicos-uma.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/12/oramento-participado-uma-anlise-critica.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/11/o-momento-de-lucidez-democrtica-do.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/11/que-giro-curral-das-moinas.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/10/em-2009-que-tipo-de-eleitores-queremos.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/10/teoria-do-assobio-pelo-deputado.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/10/ei-los-sair-da-toca-ii-nervos-flor-da.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/10/desinformar-alcochete.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/09/alcochete-tax-free-sim-mas.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/09/aos-novos-residentes-em-alcochete.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/tipologia-dos-criticos-do-praia-dos.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/participao-cvica-internet-e.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/participao-cvica-e-fogaas-arroz-doce-e.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/as-prticas-de-seduo-demaggica-da-cmara.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/um-bom-autarca-v-se-em-pocas-de-crise.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/08/friasquando-o-tempo-sobra-imaginao.html
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/06/reorganizao-dos-servios-camarrios-mais.html
Politica Geral:
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2008/11/obama-um-idealista-e-no-um-esquerdista.html

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dinamizar , requalificar , promover

Por ocasião de uma reunião com a Direcção da Associação de Comércio e Serviços do Montijo e Alcochete em que participei , reforcei a ideia que resta muito pouco do comércio tradicional no centro de Alcochete ,nomeadamente do sector do pronto-a-vestir que ali marcou uma presença forte e notória em tempos não muito distantes .
Ainda há poucos dias , umas das últimas e mais antigas casas de pronto-a-vestir localizadas no centro da vila de Alcochete fechou portas para dar lugar a mais uma dependência bancária.
A deslocalização do eixo comercial de Alcochete para a periferia da vila , fruto da implantação de grandes superfícies comerciais empobreceu o comércio tradicional local , o qual hoje está praticamente limitado a um saudável sector da restauração que vai definindo cada vez mais o perfil comercial desta localidade.
Contudo , a Câmara Municipal de Alcochete no decurso desta mandato , pouco ou nada fez , no sentido de criar condições que atenuem o empobrecimento comercial do centro da vila de Alcochete , e que permitam a sua revitalização.
Para tal será decisivo que a autarquia assuma uma dinâmica integrada que devolva à vida a vila de Alcochete , dinâmica na qual a reabilitação urbana e a requalificação dos espaços assumem papel decisivo para a tornar mais atractiva e acolhedora.
Para já , e porque o sector da restauração se vai assumindo cada vez mais como uma imagem de marca de Alcochete , porque não seguir a sugestão da Associação de Comércio e Serviços de Montijo e Alcochete , e promover a criação de uma Confraria da Restauração de Alcochete que dinamizasse , promovesse e divulgasse o sector além concelho e até no estrangeiro , bem como a edição de um Roteiro Gastronómico de Alcochete.
Aqui fica uma sugestão para a aplicação de verbas camarárias que vai para além do habitual alimentar da subsidio-dependência.