
Porque o prometido é devido,
- vide
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/pilares-estratgicos-do-desenvolvimento.html , passo então a sugerir um conjunto de
acções prioritárias inerentes a cada um dos
cinco vectores ou pilares que sugeri como base de trabalho para a elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete , os quais , como referi anteriormente , vão certamente permitir delinear uma estratégia digna desse nome para o desenvolvimento sustentável de Alcochete.
Antes de prosseguir importa apelar aos visitantes deste espaço para que contribuam com sugestões para as acções que consideram adequadas à prossecução desta proposta.
Começando pelo primeiro daqueles pilares , que apelidei de
Alcochete Concelho Amigo do Ambiente , importa seleccionar acções que contribuam positivamente para a regeneração e qualificação do sistema natural de Alcochete , mas que permitam igualmente , sem prejuízo da capacidade desse sistema , aproveitar os seus benefícios e serviços para aumentar a qualidade de vida dos nossos munícipes e até fortalecer o sistema económico deste concelho pela criação de riqueza e postos de trabalho.
Entre as acções que seleccionei para este efeito estão:
1.Definir o esqueleto do sistema de espaços verdes do concelho e tratá-lo como um mega-parque de Alcochete .
2.Promover a educação ambiental e apoiar e incentivar os munícipes a adoptar estilos de vida ambientalmente correctos.
3. Aumentar a massa verde do concelho;
4.Elaborar um regulamento municipal de ambiente e preparar os serviços de fiscalização camarária para agirem no âmbito da fiscalização ambiental;
5.Promover a realização periódica de auditorias ambientais nos aglomerados urbanos do concelho , ou mesmo em partes especificas da malha urbana no sentido de detectar e eliminar os maiores obstáculos à sustentabilidade ambiental desse local.
Para não tornar este texto demasiado longo vou para já abordar a primeira das acções que entendo necessária à implementação do Vector Estratégico que apelidei de Alcochete Concelho Amigo do Ambiente.
Nos textos que se seguirem explicitarei as restantes quatro acções que sugeri.
A primeira dessas acções , que podemos resumir
na definição do esqueleto do sistema de espaços verdes do concelho , visa a delimitação de uma zona verde que pode ser identificada como
Mega-Parque de Alcochete. Tal acção englobaria pelo menos
três intervenções específicas complementares entre si , a saber:
- Aprofundar os conhecimentos científicos relativos ao sistema natural de Alcochete ( solo , água , fauna , flora , clima , etc.) para se identificarem , com bases cientificas sólidas , as áreas mais relevantes do concelho no plano ambiental.
- Com base no estudo anterior , passar-se-ia à identificação espacial das diferentes aptidões e capacidade do meio natural , para estabelecer uma gradação nos níveis de protecção e de restrição de uso.
Este é precisamente um dos pontos que no passado recente me levou a apelar à suspensão de qualquer revisão do PDM de Alcochete antes de se elaborar e aprovar um Plano Estratégico para Alcochete. É que esta intervenção , como qualquer outra neste âmbito , só faz sentido se se articular com o processo de revisão do PDM , pois há que compatibilizar a delimitação de espaços a afectar ao referido Mega-Parque Urbano com a delimitação espacial do crescimento das zonas urbanizáveis.
- Finalmente , e com base nos estudos anteriores , estaríamos em condições de definir claramente os limites da
Estrutura Verde Fundamental do Concelho de Alcochete , para então proceder ao zoneamento e regulamentação dos usos permitidos em termos de espaço e tempo , tudo traduzido num instrumento que podemos designar de Plano Director do Mega-Parque de Alcochete , com base no qual se elaborariam os Planos de Pormenor que concretizam a utilização desse mesmo espaço.
No próximo texto aprofundarei as restantes quatro acções que seleccionei com vista à implementação deste primeiro Pilar Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho.