sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Orçamento da vergonha




O orçamento da Câmara Municipal de Alcochete para 2009 foi aprovado pela maioria comunista.
Uma redução de 6% nas despesas de investimento , um aumento de quase 550% (não , não é engano , são mesmo quinhentos e cinquenta por cento) na atribuição de subsidios a colectividades sem fins lucrativos , e um aumento de cerca de 1,5 milhões de euros em receitas completamente absorvido pelas despesas correntes. Em ano de eleições não sobrou uma pinga de vergonha. Se até agora o mandato foi caracterizado por um confrengedor imobilismo , agora chegou a hora do regabofe total e de garantir votos com euros... É uma tristeza!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Alcochete Cidade da Imagem ou uma oportunidade histórica

Foi com bastante interesse que li uma notícia publicada no Jornal de Alcochete intitulada «ALCOCHETE PODE SER A CIDADE DA IMAGEM».
A peça jornalística em questão dá conta do interesse de uma conhecida produtora nacional de telenovelas em instalar no nosso concelho uma mega infraestrutura logística destinada à produção televisiva , num investimento que poderá ascender a cerca de cinquenta milhões de euros. Segundo aquela noticia , um dos factores que poderá influenciar uma decisão final sobre a instalação dessa Cidade da Imagem em Alcochete é a localização geográfica do concelho , as respectivas acessibilidades e a proximidade às futuras infra-estruturas aeroportuárias e ferroviárias.
Não sei se quem leu o referido artigo percebeu o alcance e a importância que a eventual escolha de Alcochete para instalar essa «Cidade da Imagem» pode ter no futuro sustentado do concelho.
Eu não faço por menos e afirmo.
AUTARCAS DE ALCOCHETE: AGARREM ESSA OPORTUNIDADE COM UNHAS E DENTES.
Efectivamente , o mundo da cultura , da comunicação e da criatividade podem ter um papel preponderante na construção de uma nova dinâmica social em Alcochete.
Os ramos de actividade emergentes directa ou indirectamente relacionados com a produção de audiovisuais e comunicação assentam em valores com elevado potencial de gerar riqueza como o são indubitavelmente a inovação , a propriedade industrial , o marketing e a internacionalização.
A noticia publicada no Jornal de Alcochete reforça a minha ideia de que seria uma oportunidade de ouro para implementar uma estratégia municipal que transformasse Alcochete num cluster de indústrias criativas na margem sul do Tejo , tornando-o numa espécie de «município criativo» , que certamente atrairia para o seu território agentes artísticos de referência , os gurus da reabilitação urbana , instituições científicas e universitárias , actores económicos e empresariais das artes , da arquitectura , do urbanismo , da comunicação , do design , da multimédia , da moda e do estilismo.
Só para o leitor ter uma ideia , em Portugal as actividades criativas contribuíram com 1,4% do PIB no ano de 2003 , valor que corresponde a 6.358 milhões de euros , o que atira o sector para o terceiro lugar no ranking dos sectores contributivos para o PIB português.
A oportunidade que um investimento dessa natureza traria para o concelho de Alcochete teria reflexos directos numa melhoria na posição competitiva e sustentável da economia municipal por via da presença no seu território do sector especifico da criatividade.
Fortes competências e actividades relacionadas com os sectores criativos garantem novos produtos e serviços ligados ao sector e uma mais valia em massa critica deslocada para o concelho.
Finalmente , um investimento dessa natureza ao atrair novas dinâmicas , pessoas e negócios contribuiria decisivamente para redefinir as funções urbanas , económicas e sociais do espaço literalmente deserto do centro histórico de Alcochete , espaço que como se sabe tem vindo a perder a sua identidade e vocação original.
As indústrias criativas fazem apelo e recurso à cultura e história dos lugares , beneficiam dos fluxos interculturais e promovem e transformam o seu património simbólico e imaginário.
Resta saber se a Câmara Municipal de Alcochete já percebeu a oportunidade que lhe está a passar à frente do nariz. Perdê-la seria perder uma oportunidade histórica para Alcochete.

Nota de Abertura do Blogue


É sem qualquer intuito concorrencial que decidi arrancar com o «Alcochetanidades». Depois da experiência excepcional do «Praia dos Moinhos» , espaço do qual me afastei para evitar que um conflito de vizinhança perturbasse a obra de Arnaldo Fonseca Bastos, a quem aproveito desde já para agradecer publicamente a oportunidade e o privilégio de poder colaborar no seu prestigiado blogue , decidi continuar a escrever sobre Alcochete.
Problemáticas que me são tão queridas como o desenvolvimento sustentado do concelho , urbanismo , gestão municipal e outros problemas que podem interessar quem realmente se preocupa com o destino deste concelho motivaram-me para fundar este espaço virtual e constituirão o seu objecto central.
Sem prejuízo do seu cunho pessoal , o «Alcochetanidades» não deixará de ser um espaço aberto para todos aqueles que queiram contribuir validamente para a temática central do Blogue , independentemente da sua filiação partidária.
Para já e sabendo de antemão que o futuro destas iniciativas é sempre incerto , fica o mote. É um espaço POR ALCOCHETE.