sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Assistência nas Praias de Alcochete - Uma Utopia perigosa

Como é costume na época estival , o calor e as férias atraem às praias do concelho de Alcochete quantidades significativas de municípes e visitantes.
O Verão deste ano não foge à regra , tendo até constatado um aumento no número de banhistas a frequentar diariamente as praias de Alcochete e Samouco.
Perante este cenário não é possível deixar de abordar a questão da Assistência nas praias de Alcochete , nomeadamente no que respeita àquilo vulgarmente se denomina de «socorros a náufragos».
Por outras palavras , para além do único socorrista que os Bombeiros de Alcochete disponibilizam para prestar serviço na praia , socorrista que não pode prestar assistência a quem precisar de ser socorrido na água , não há nestas praias um serviço de nadadores salvadores que garanta assistência a quem se encontrar em dificuldade na água.

Independentemente da questão das concessões , a verdade é que a legislação em vigor prevê a possibilidade de contratação de nadadores salvadores em praias não concessionadas.

No caso de Alcochete , a Câmara Municipal , ou as Juntas de Freguesia , deveriam garantir , directa ou indirectamente , a existência de um serviço de nadadores-salvadores.
Seria , na minha modesta opinião , um gesto elementar de zelo ,cuidado e de respeito para quem frequenta as praias do concelho.

Obviamente que contar com essa iniciativa por parte dos actuais executivos autárquicos de Alcochete é pura utopia.

Não conheço o registo de incidentes graves com banhistas nas praias de Alcochete , mas há quem me garanta que já houve aqui mortes por afogamento.
Se assim tiver sido , espero que não seja necessário haver acidentes a lamentar para que este assunto seja discutido com seriedade.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um caso sinistro relatado pelo Jornal de Luis Franco

Na edição desta semana do Jornal de Alcochete , talvez a edição mais procurada ao longo do ano por ser a relativa às Festas do Barrete Verde e das Salinas , foi perfeitamente visível a crescente transformação do semanário no jornal oficioso da Câmara Municipal de Alcochete , de Luís Franco e da CDU.
Entre inúmeras fotos do Presidente da Câmara , entrevista de duas páginas e diversos outros artigos de cunho mais ou menos eleitoralista , destaca-se um artigo de opinião de uma das candidatas da CDU à Câmara Municipal (Paula Pereira) e dois artigos relativos a Estêvão Boieiro , candidato comunista à Junta de Freguesia de Alcochete que assim mereceu , pela segunda semana consecutiva , enorme destaque deste Jornal que lamentavelmente se tornou num poderoso elemento da propaganda comunista local.
A cereja comunista em cima deste verdadeiro cardápio de propaganda comunista em que se transformou o JA foi uma foto e uma pequena entrevista sobre as Festas ao filho de outro autarca comunista , que por sinal nos costuma brindar com uns textos «giros».
Mas não é este o tema principal deste texto.

Chamou a atenção de muitos a noticia do cadáver que apareceu pendurado pelo pescoço no interior de uma casa abandonada junto ao Fórum Cultural de Alcochete.
A propósito desta noticia macabra , mais uma entrevista a um autarca comunista , o vereador António Rodrigues , o qual , como se esperava , sacudiu a água do capote relativamente à responsabilidade da CMA no estado de abandono em que se encontra o imóvel onde ocorreu este episódio sinistro.
O tema da reabilitação urbana em Alcochete foi já objecto da atenção do Alcochetanidades em dois textos documentos por fotos publicados em Janeiro e Fevereiro deste ano , cuja leitura recomendo vivamente , deixando aqui os respectivos links de acesso aos mesmos.
Nesses textos chamei a atenção para a existência de um Regime de Apoio à Recuperação Habitacional em Áreas Urbanas Antigas (REHABITA),que tem por objectivo apoiar financeiramente as Câmaras Municipais na recuperação de zonas urbanas urbanas antigas.

O financiamento no âmbito do REHABITA destina-se a apoiar a execução de obras de conservação, de beneficiação ou de reconstrução de edifícios habitacionais e as acções de realojamento provisório ou definitivo daí recorrentes, no âmbito de operações municipais de reabilitação dos núcleos urbanos históricos.
O acesso ao REHABITA pressupõe a celebração de acordos de colaboração entre o IHRU, as Câmaras Municipais e outras instituições de crédito autorizadas.Como referi em Fevereiro deste ano ,tal possibilidade passaria por um esforço da CMA em ver declarado o núcleo antigo de Alcochete como área crítica de recuperação e reconversão urbanística , o que se me afigura exequível atenta a insuficiência das infra-estruturas urbanísticas existentes, a inexistência de equipamento social e as deficiências dos edifícios existentes, no que se refere a condições de solidez, segurança ou salubridade.

A declaração do núcleo antigo de Alcochete como área critica de recuperação urbanística permitiria à CMA tomar providências que poderiam passar por tomar posse administrativa de quaisquer imóveis situados na área, como meio destinado à realização das obras de beneficiação ou reparação necessárias.
Provavelmente ter-se-ia evitado um episódio tão macabro como este que foi relatado pelo jornal oficial do regime comunista de Alcochete.

http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/para-mexer-com-as-consciencias.html

http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/02/os-privados-que-reabilitem.html

Festas do Barrete Verde e das Salinas 2009

O Alcochetanidades saúda mais uma edição das Festas do Barrete Verde e das Salinas , desejando todo o êxito à organização , e que todos aproveitem da melhor maneira este momento alto da tradição alcochetana.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Largo de São João continua «esburacado»

Ontem constatei que o buraco onde está o poço de São João estava coberto por tapumes de madeira.
Esta obra emblemática do eleitoralismo pretensioso de Luis Franco e dos comunistas em Alcochete aparenta sinais de estar parada.

Segundo apurei a obra está parada porque não há dinheiro para a terminar.

Outros disseram que há atrasos por parte dos fornecedores de materiais para a obra.

Uma alcochetana de 70 anos dizia-me que por este andar o Largo de São João acabará por ficar conhecido como Largo do Buraco.

O padrinho do rebaptismo é o comunista Luis Franco.

Ser Presidente da Câmara assim é fácil...


Com destaque na comunicação social local , no site da CMA e claro está no Boletim Mensal da Câmara Municipal de Alcochete , o In Alcochete (Edição nº 16 de Julho de 2009) , Luís Franco anuncia a inauguração no Cerradinho da Praia em Alcochete da primeira rua LED , ou seja a colocação no local de 10 luminárias LED , uma tecnologia de iluminação que reduz o consumo de energia e a emissão de CO2.

Pena foi que Luis Franco , a CDU se tivessem «esquecido» de referir que quem ali colocou e pagou as luminárias inauguradas com tanto alarido foi o construtor e promotor imobiliário responsável pela construção do empreendimento.

Pois é. Assim ser Presidente da Câmara é fácil...

E tudo a publicidade esgotou...

Clicar na foto para aumentar

Desde há muito que quer no Praia dos Moinhos , quer mais recentemente no Alcochetanidades , tenho denunciado e comprovado situações que representam sinais evidentes de uma gestão autárquica sem dinâmica , sem ideias e sobretudo sem capacidade de intervir na resolução de algumas questões que no meu modesto entendimento mereciam uma atenção particular de qualquer autarca verdadeiramente empenhado em alterar certas coisas que se vão prolongando no tempo.

Desta feita e a esse propósito não deixa de ser um sinal caricato de incoerência e de atraso constatar que as camionetas de transporte de passageiros da Câmara Municipal de Alcochete exibirem na sua carroçaria publicidade à ZON , uma das maiores empresas de conteúdos multimédia a operar em Portugal , empresa que detém precisamente a maior rede de Fibra Óptica ao nível nacional , tecnologia de ponta no que respeita à velocidade e qualidade de transmissão.

E digo que tal facto é de uma incoerência confrangedora porque quem olha para as fachadas das casas da zona mais antiga de Alcochete não pode deixar de reparar no inestético e antiquado emaranhado de fios que se vão extendendo de casa a casa , rua a rua , muitas das vezes suportados por postes em madeira , cuja verticalidade foi há muito perdida.

Causa espanto ao visitante assistir ao espectáculo de fios negros ligados ou desligados que percorrem à vista de todos as ruas de Alcochete , levando muitos a perguntar o óbvio.

Porque é que ao fim de tantos anos ainda não se logrou alterar tal estado de coisas , enterrando debaixo do solo toda esta cablagem aérea que tanto desfeia Alcochete?

A resposta parece óbvia e envolve uma partilha de responsabilidade entre as empresas prestadoras dos serviços fornecidos através dessa cablagem ( luz e telefone) e a Câmara Municipal de Alcochete que também nesta matéria assobia para o lado , nada promovendo que resolva uma situação que tem vindo a ser corrigida em muitos municipios. Ainda esta semana decorrem em Borba trabalhos de enterramento destas cablagens.

Trata-se sem dúvida de mais um sinal de atraso deste concelho fruto da completa inoperância dos sucessivos executivos camarários.
Pelos vistos o futuro em Alcochete esgota-se na colocação de publicidade nas viaturas da câmara.

Touro Mecânico em Alcochete


Uma iniciativa conjunta da JSD/Alcochete e da candidatura de BORGES DA SILVA à Presidência da Câmara Municipal de Alcochete.

Quem acode os Bombeiros de Alcochete? A Câmara Municipal NÃO É!

Hoje , dia 05 de Agosto de 2009 , nas vésperas de mais uma edição das Festas do Barrete Verde , Alcochete vai assistir a uma acção de rua promovida pelos Bombeiros de Alcochete.
Segundo sei , o propósito dessa iniciativa é sensibilizar e alertar a população para a gravissima situação financeira da corporação de Alcochete , situação , cuja gravidade , obrigará os Bombeiros a reduzir para metade a sua capacidade operacional.

Tal como em muitas outras áreas da vida do concelho , Luis Franco e a CDU assistiram indiferentes ao processo de decadência financeira dos Bombeiros de Alcochete , tendo reagido nas últimas horas com a disponibilização de uma pequena verba logo que souberam que os «soldados da paz» alcochetanos iam organizar a referida acção de rua. Eleições a quanto obrigas...

Ainda hoje um bombeiro de Alcochete me contava que foi necessário adquirir uma torneira para um equipamento. A torneira em causa custa € 18,00 e foi solicitado à Câmara de Alcochete que a adquirisse.

Os bombeiros foram sucessivamente remetidos dos serviços para a Vereação e da Vereação para os serviços , até que alguém solicitou um pedido fundamentado sobre o equipamento em causa.

Perante a falta de resposta da CMA , e uma vez que o equipamento em causa não podia funcionar sem a referida torneira , houve um Bombeiro que , farto de tanta complicação , a adquiriu pagando-a do seu próprio bolso.

A situação dos Bombeiros de Alcochete é de extrema gravidade.
Luis Franco e a CDU passaram o mandato todo a olhar para o lado , nada fazendo para ajudar quem arisca a vida pelos outros.

No limite quem sofrerá as consequências de tamanha falta de interesse camarário é a população de Alcochete.