sábado, 21 de março de 2009

Em busca da competência perdida...

Foi noticia cá pelo burgo o alegado desvio de alguns milhares de euros por parte de uma funcionária da Junta de Freguesia do Samouco.
Ao que parece os desvios começaram há 10 anos atrás e ascendem a quase € 75.000 , segundo rezam as «más línguas» locais.
Com a alusão a este assunto não pretendo julgar em «praça pública» a dita funcionária , até porque beneficia da presunção de inocência até uma condenação judicial transitada em julgado.
Na verdade trago o assunto ao Alcochetanidades para denunciar o aproveitamento que o Partido Comunista está a fazer da questão para transformar o Presidente da Junta de Freguesia do Samouco , o comunista António Almeirim , numa espécie de vitima e herói local , ao imputar-lhe o mérito daquilo que descreve como a proeza de ter descoberto desvios de fundos que se registavam há uma década sem que ninguém disso se tivesse apercebido.
Na minha modesta perspectiva , e atenta a forma grosseira como alegadamente os fundos eram desviados (preenchimento abusivo de cheques assinados da Junta de Freguesia que depois eram depositados numa conta particular) , este facto não pode nem deve ser utilizado para vitimizar o Presidente da Junta de Freguesia do Samouco , transformando-o simultaneamente numa espécie de ídolo local.
Bem pelo contrário , deve servir para responsabilizar quem tem a responsabilidade de zelar pelo bom uso de dinheiro público e não o fez.
O que todos os Samouquenses devem denunciar em vez de louvar , é a total demissão destes autarcas no que concerne ao dever de gerirem rigorosamente os dinheiros da Junta , tendo permitido que ao longo de dez anos alguém se tenha locupletado de forma tão evidente e grosseira com dinheiro da autarquia.
No que respeita ao Sr. Almeirim , Presidente da Junta de Freguesia do Samouco , tal omissão de dever ainda assume contornos mais gravosos.
Afinal como é que se compreende que quem assume pela primeira vez um mandato de Presidente de uma autarquia , e se tenha queixado tanto da escassez de recursos financeiros da Junta de Freguesia do Samouco , não se tenha sequer dado ao trabalho de fazer um levantamento mais cuidadoso das respectivas contas quando assumiu o mandato?
Fica aqui mais um exemplo do que tem sido a gestão comunista no Concelho de Alcochete , neste caso concreto na Freguesia do Samouco.
Por fim uma sugestão:
A apetência do Sr.Almeirim para ser detective deveria antes dirigir-se à busca de algo há muito perdido na gestão autárquica comunista de Alcochete e muito mais difícil de descobrir do que a alegada fraude cometida pela funcionária da Junta: Refiro-me obviamente à COMPETÊNCIA.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Autarcas ou Fantoches?

Segundo sei , a última sessão da Assembleia Municipal descentralizada realizada no Samouco no passado dia 27 de Fevereiro constituiu mais uma oportunidade para a apresentação de uma encenação orquestrada pelos membros comunistas daquele orgão em coordenação com o Presidente da Câmara Municipal , Luís Franco (Dr.)
Refiro-me obviamente aos pedidos de esclarecimento feitos pelo deputado municipal comunista Jorge Giro ao Sr. Presidente da Câmara , as quais , segundo alguns dos presentes , evidenciaram sinais de terem sido combinados previamente para que aquele pudesse «brilhar» perante a plateia , e cujo exemplo paradigmático foi a pergunta encomendada feita pelo deputado municipal comunista sobre a veracidade das noticias de que a Câmara Municipal iria contrair empréstimos bancários para a construção de equipamentos.
Apesar do que me foi contado , de que aquela encenação pecou pelo excessivo artificialismo e pela falta de espontaneidade e à vontade de um dos «actores» daquela teatralização , a verdade é que este tipo de manobras organizadas é típica da máquina comunista e não surpreende quem como eu conviveu mais de uma década com esta realidade nos cargos autárquicos que ocupei noutro concelho.
Se este teatrinho dos autarcas comunistas não é só por si motivo suficiente para me fazer perder tempo , já o facto daquela encenação ter sido consumada com recurso a mentiras relativamente a alegadas afirmações feitas por outros ,e para tecer comentários à sua postura na vida politica local , merece que eu venha ao Alcochetanidades para denunciar actos de profunda cobardia politica por terem sido concretizados à revelia dos visados e sem possibilidade daqueles exercerem o respectivo contraditório.
Num dos pedidos de esclarecimento previa e obviamente combinados , o deputado comunista Jorge Giro terá «confrontado» o Presidente da Câmara com uma alegada acusação do Vice Presidente do PSD/Alcochete (cargo que desempenho desde 2008) de que a obra na Quinta da Caixeira no Samouco se tinha limitado à plantação de duas ou três árvores.
O pedido de esclarecimento obviamente combinado , permitiu então a Luís Franco (Dr.) um exercício de «marketing politico» sobre a excelência da intervenção municipal e uma observação cobarde sobre aqueles que segundo ele «se escondem por detrás dos blogues» para intervir.
Para além de jamais ter referido especificamente nos meus textos a obra de enquadramento paisagístico da Quinta da Caixeira no Samouco , importa relembrar a Luís Franco (Dr.) que o Alcochetanidades , tal como o Praia dos Moinhos , não é anónimo e que o perfil dos seus autores com foto está acessível a todos , ao contrário do perfil dos comunistas e dos apaniguados do Sr. Presidente da Câmara que me insultam diariamente através de comentários anónimos.
Por outro lado , o facto de não ser actualmente membro da Assembleia Municipal de Alcochete impede-me de responder imediatamente e em local próprio a quem provavelmente noutras circunstâncias não teria a coragem politica de o fazer cara a cara.
O futuro responderá a esta dúvida.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pilares para O Futuro do Concelho - Quadro Resumo

Findo que está o meu contributo para um tema que considero prioritário em qualquer gestão autárquica – a elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento - , e que organizei em cinco Pilares ou Vectores Estratégicos que sugeri sejam tidos em conta na elaboração desse plano , complementados com a apresentação de cerca de 40 propostas de acção com vista à respectiva implementação , resta-me apresentar o respectivo quadro resumo com os links para os textos , permitindo assim para uma consulta mais integrada dos textos a todos os visitantes do Alcochetanidades.

Apresentação do Tema
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/pilares-estratgicos-do-desenvolvimento.html

Primeiro Pilar – ALCOCHETE CONCELHO AMIGO DO AMBIENTE -
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/alcochete-vila-amiga-do-ambiente.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/o-mega-parque-de-alcochete.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/concretizao-do-pilar-estratgico.html

Segundo Pilar – ALCOCHETE CONCELHO SOLIDÁRIO E SEGURO -
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/segundo-vector-estratgico-do-peda.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/alcochete-concelho-solidario-e-seguro.html

Terceiro Pilar – ALCOCHETE CONCELHO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO-
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/02/alcochete-concelho-de-inovacao-e.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/02/terceiro-pilar-estrategico-para-o.html

Quarto Pilar – ALCOCHETE CONCELHO DE BOAS PRÁTICAS GOVERNATIVAS E PARTICIPAÇÃO -
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/02/quarto-vector-ou-pilar-para-o.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/03/quarto-vector-estrategico-para-o.html

Quinto Pilar – ALCOCHETE CONCELHO DE URBANISMO SUSTENTÁVEL -
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/03/arregacar-as-mangas-e-andar-para-frente.html
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/03/5-pilar-estrategico-para-o.html

segunda-feira, 16 de março de 2009

5º Pilar Estratégico para o Desenvolvimento - Alcochete Concelho de Urbanismo Sustentável - CONCLUSÃO

Com este texto finalizo o percurso pelos cinco Pilares ou Vectores Estratégicos que seleccionei como prioritários para o Desenvolvimento do Concelho de Alcochete.
Não sendo dono da verdade reitero que o propósito que me levou a abordar esta temática ao longo destas semanas foi pura e simplesmente lançar PROPOSTAS e IDEIAS para futuro do nosso concelho.
Criticar é fácil , sobretudo quando há tantas evidências de uma gestão municipal incompetente e impreparada. Perderam-se 4 anos em Alcochete.
Faço questão que neste espaço , para além das criticas fundadas aos erros e à inoperância do actual executivo camarário , se avancem propostas úteis para o concelho. Foi e será sempre essa a motivação subjacente ao Alcochetanidades .
Para já o palco que escolhi para abordar este tema foi puramente virtual.
Num futuro próximo , para além do Alcochetanidades , poderei estar cara a cara com os responsáveis pela estagnação e pela ausência de qualquer estratégia de desenvolvimento sustentado para o concelho , para em sede própria os contrapor , propor e debater Alcochete.
Num futuro próximo voltarei a abordar essa possibilidade se tal for oportuno.
No âmbito do último vector estratégico proposto , que apelidei de Alcochete Concelho de Urbanismo Sustentável , propus , à semelhança dos quatro anteriores , várias acções prioritárias cuja concretização poderão contribuir de forma válida e positiva para um futuro melhor neste concelho.
Outras acções poderão colaborar para esse propósito.
Entre essas acções destaco a elaboração de um Plano Rodoviário Municipal que defina a estrutura viária em harmonia com o modelo de organização espacial do concelho a realizar no âmbito do processo de revisão do PDM.
A instituição de um Prémio Municipal de Qualidade Urbanística que premeie a qualidade das soluções urbanísticas de iniciativa privada nas suas vertentes de estruturação urbana e qualificação ambiental, soluções de arquitectura na sua vertente de inovação , mormente na introdução de materiais e tecnologias energéticas alternativas , pode servir de motivação para uma construção mais sustentada e qualificada.
Por fim sugiro que o município institua um Prémio Municipal de Qualidade para as empresas instaladas no concelho que distinga por um lado a qualidade dos produtos e serviços prestados , e por outro a utilização de tecnologias inovadoras que conduzam à redução dos impactes ambientais resultantes da sua actividade.
No capítulo da redução do impacte ambiental resultante de uma actividade, reporto-me obviamente às unidades logísticas que infelizmente se têm instalado no território do concelho ao arrepio do Plano Logístico Nacional com o beneplácito da autarquia e que têm contribuído para o aumento exponencial da circulação de veículos pesados de transportes de grandes dimensões (camiões TIR) nas estradas do concelho.

domingo, 15 de março de 2009

Reflexãozinha...politicamente (in)correcta

Não me considero o típico rapaz com a mania que é intelectual , que é incorrecto e polémico , porque nos dias de hoje é politicamente correcto ser-se incorrecto...
Para além disso não há nada mais parecido com o velho discurso esquerdista do «politicamente correcto» do que a moda vigente do discurso «politicamente incorrecto».
Afinal ambos se caracterizam pela mesma sobranceria e pose de infalibilidade inquisitorial...