terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Segundo Vector Estratégico do PEDA - Alcochete Concelho Solidário e Seguro


Depois de ter dada merecida atenção a alguns visitantes preocupados com a fiabilidade de um contador de visitas que entretanto reciclei , volto ao trilho do tema central do Alcochetanidades para então «atacar» o segundo vector ou pilar estratégico que proponho seja considerado na elaboração de um PEDA (Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete) e que apelidei de Alcochete Concelho Solidário e Seguro.
Para os que entretanto se perderam nas voltas irrequietas do contador de visitas deste espaço , relembro que optei por elencar este vector antes dos relacionados com os interesses específicos do crescimento económico do concelho , uma vez que em caso de incompatibilidade , deve privilegiar-se antes de mais o bem estar e a qualidade de vida dos munícipes.
Entre as acções que considero adequadas à implementação deste segundo vector seleccionei antes de mais a dinamização e regeneração ambiental , social e económica do núcleo antigo de Alcochete.
De seguida abordarei acções atinentes à promoção da saúde , apoio aos grupos sociais mais vulneráveis , promoção da cultura e da identidade Alcochetana , e finalmente retomarei uma proposta que apresentei de forma avulsa em Novembro de 2007 no Praia dos Moinhos e que respeita concretamente à criação de um Senado de Alcochete como orgão consultivo do Presidente da Câmara , e que agora integro nesta reflexão sobre o desenvolvimento estratégico do concelho.
(http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/11/um-senado-para-alcochete-mais-uma.html)
Deixando para os textos seguintes as restantes acções acima referidas no âmbito deste segundo pilar estratégico , reitero que a dinamização do núcleo antigo de Alcochete na sua múltipla vertente ambiental , social , económica e urbana visa prioritariamente tornar essa zona da Vila mais atractiva para residir , trabalhar , fazer compras , conviver e usufruir de funções centrais.
Para tal revelar-se-ia imprescindível qualificar o espaço em causa , ,melhorando as infraestruturas , dando um novo tratamento ao espaço da via em beneficio dos peões e introduzir mobiliário urbano de qualidade.
De igual forma seria necessário promover a implementação de equipamentos «âncora» inovadores e de qualidade que provoquem impulsos positivos para a requalificação do núcleo antigo da vila , bem como melhorar significativamente a sua qualidade ambiental, nomeadamente no que respeita à limpeza e higiene pública , qualidade do espaço verde existente e da imagem urbana do local.
É no âmbito desta acção que se enquadra a temática da revitalização do comércio tradicional já abordada no Alcochetanidades. Efectivamente , e relembrando o que aqui foi escrito no passado dia 19 de Janeiro no post intitulado Dinamizar , Requalificar e Promover referi que «Para tal será decisivo que a autarquia assuma uma dinâmica integrada que devolva à vida a vila de Alcochete , dinâmica na qual a reabilitação urbana e a requalificação dos espaços assumem papel decisivo para a tornar mais atractiva e acolhedora.».
http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/01/dinamizar-requalificar-promover.html
Nessa dinâmica enquadro o apoio a iniciativas que visem a promoção global do comércio existente e a implantação do comércio especializado , bem como a criação de prémios e certificados de qualidade para o comércio localizado nesse espaço , de acordo com critérios de atribuição acordados entre a CMA e a Associação de Comerciantes.
A este propósito e porque se fala recorrentemente do assunto , não prescindo de referir que considerar a possibilidade de instalação de uma Loja do Cidadão no espaço do Freeport será , a concretizar-se , uma oportunidade perdida de trazer para dentro do núcleo urbano de Alcochete um serviço com uma capacidade considerável para dinamizar a vida nesse espaço , e de por arrastamento criar sinergias muito positivas para outros sectores de actividade que ali estão instalados ou que ali se venham a instalar.
Por fim , poder-se-á ainda considerar a possibilidade de criar Bolsas de Oportunidades de Negócios no núcleo antigo de Alcochete que incentivem o dinamismo económico e a especialização funcional em complementos das actividades comerciais ali existentes.

3 comentários:

  1. Esta minha intervenção pode pecar por ser um pouco limitada, mas a verdade é que não vejo com possibilidades de sucesso qualquer plano para a zona histórica de Alcochete que não assente na criação de estacionamentos subterrâneos para devolver a vila aos peões.

    ResponderEliminar
  2. Senhor Luis Proença,
    Li atentamente o seu segundo vector estratégico, a PEDA (Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete).
    Deixe-me dizer-lhe que concordo plenamente e subscrevo-o.
    Mas não se esqueça que estamos em Alcochete, e por vezes é difícil mobilizar as pessoas para estes assuntos.
    Mais difícil se torna fazê-lo quando se trata de mudanças profundas em relacção áquilo que actualmente possuímos.
    Para provocar essa grande mobilização e mudança nas pessoas, proponho-lhe a criação, divulgação e constituição da organização MEDA (Mobilização Eclética para Desenvolver Alcochete). A MEDA será um local aberto às preocupações e ideias de todos os Alcochetanos/residentes, funcionando regularmente em local a combinador pelos seus fundadores.
    Penso que só conseguiremos mudar as pessoas com actos e não com fotos. Aliás, na campanha de 2005 o PS usou a estratégia das fotos no seu caderno eleitoral...e deu-se mal!
    Algumas, até o senhor Luis Proença as repetiu hoje!
    Concluindo e resumindo, proponho ao senhor Luis Proença que lutemos para pôr toda a oposição na MEDA.
    Se conseguirmos tal facto, é meio caminho andado para a vitória final.
    Depois deste facto consumado, a cereja no topo do bolo era conseguirmos em conjunto pôr a MEDA na PEDA.
    O que pensa desta minha ideia?

    ResponderEliminar
  3. Só posso dizer que esta ideia da MEDA só podia vir da sua cabeça.
    Obrigado por mais este seu contributo.

    ResponderEliminar