Por ocasião de uma reunião com a Direcção da Associação de Comércio e Serviços do Montijo e Alcochete em que participei , reforcei a ideia que resta muito pouco do comércio tradicional no centro de Alcochete ,nomeadamente do sector do pronto-a-vestir que ali marcou uma presença forte e notória em tempos não muito distantes .
Ainda há poucos dias , umas das últimas e mais antigas casas de pronto-a-vestir localizadas no centro da vila de Alcochete fechou portas para dar lugar a mais uma dependência bancária.
A deslocalização do eixo comercial de Alcochete para a periferia da vila , fruto da implantação de grandes superfícies comerciais empobreceu o comércio tradicional local , o qual hoje está praticamente limitado a um saudável sector da restauração que vai definindo cada vez mais o perfil comercial desta localidade.
Contudo , a Câmara Municipal de Alcochete no decurso desta mandato , pouco ou nada fez , no sentido de criar condições que atenuem o empobrecimento comercial do centro da vila de Alcochete , e que permitam a sua revitalização.
Para tal será decisivo que a autarquia assuma uma dinâmica integrada que devolva à vida a vila de Alcochete , dinâmica na qual a reabilitação urbana e a requalificação dos espaços assumem papel decisivo para a tornar mais atractiva e acolhedora.
Para já , e porque o sector da restauração se vai assumindo cada vez mais como uma imagem de marca de Alcochete , porque não seguir a sugestão da Associação de Comércio e Serviços de Montijo e Alcochete , e promover a criação de uma Confraria da Restauração de Alcochete que dinamizasse , promovesse e divulgasse o sector além concelho e até no estrangeiro , bem como a edição de um Roteiro Gastronómico de Alcochete.
Ainda há poucos dias , umas das últimas e mais antigas casas de pronto-a-vestir localizadas no centro da vila de Alcochete fechou portas para dar lugar a mais uma dependência bancária.
A deslocalização do eixo comercial de Alcochete para a periferia da vila , fruto da implantação de grandes superfícies comerciais empobreceu o comércio tradicional local , o qual hoje está praticamente limitado a um saudável sector da restauração que vai definindo cada vez mais o perfil comercial desta localidade.
Contudo , a Câmara Municipal de Alcochete no decurso desta mandato , pouco ou nada fez , no sentido de criar condições que atenuem o empobrecimento comercial do centro da vila de Alcochete , e que permitam a sua revitalização.
Para tal será decisivo que a autarquia assuma uma dinâmica integrada que devolva à vida a vila de Alcochete , dinâmica na qual a reabilitação urbana e a requalificação dos espaços assumem papel decisivo para a tornar mais atractiva e acolhedora.
Para já , e porque o sector da restauração se vai assumindo cada vez mais como uma imagem de marca de Alcochete , porque não seguir a sugestão da Associação de Comércio e Serviços de Montijo e Alcochete , e promover a criação de uma Confraria da Restauração de Alcochete que dinamizasse , promovesse e divulgasse o sector além concelho e até no estrangeiro , bem como a edição de um Roteiro Gastronómico de Alcochete.
Aqui fica uma sugestão para a aplicação de verbas camarárias que vai para além do habitual alimentar da subsidio-dependência.
Tal como no País, Alcochete vive dependente da sua magnifica paisagem, da sua boa gastronomia e pouco mais. Na verdade e inseridos que estamos num meio de forte concorrência, pouco ou nada se fez para melhorar a performance do negocio noutras vertentes que não os já anunciados Restauração). Falta dinãmica, proactividade, animação e sobretudo criarem-se condições para que o comércio local possa estar aberto ao fim de semana, altura da semana em que somos mais visitados nomeadamente na área da restauração, logo seria juntar o útil ao agradável.
ResponderEliminarContudo chamo igualmente a atenção porque mesmo na área de restauração muitos são os que não primam pela qualidade, pelas mais imediatas condições de higiene e isso são principios básicos para quem gere um estabelecimento comercial desta natureza.
Já fazemos bem no entanto podemos e devemos fazer melhor!
O Fernando Pinto tem razão. A promoção é uma boa ideia, mas falta fazer primeiro o trabalho de casa: criar bases sólidas de competitividade.
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