sexta-feira, 26 de junho de 2009

E Alcochete a vê-los passar...

Foto da Rua do Mercado 2 MESES depois das obras de
requalificação terem começado!!! Assim «requalifica» a CMA.
Depois do fiasco das candidaturas falhadas da Câmara Municipal de Alcochete aos fundos do QREN , falhanço que aproveito para relembrar os mais esquecidos , teve origem na falta de qualidade dos projectos apresentados e no incumprimento de alguns requisitos e que impediu que viessem para o Concelho vários milhões de euros em fundos comunitários , o executivo camarário , Luis Franco (Dr.) e a CDU continuam apostados no mais completo imobilismo e inércia relativamente ao aproveitamento do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional , situação que vai aumentando paulatinamente o atraso de Alcochete relativamente aos restantes muncípios do distrito de Setúbal.
Já aqui tinha falado no bom aproveitamento que a Câmara Municipal de Palmela fez dos programas promovidos no âmbito do QREN. Hoje dou conta dese bom aproveitamento por parte da Câmara Municipal do Barreiro e da Câmara Municipal de Setúbal.

A Câmara Municipal do Barreiro que se prepara para revitalizar a zona histórica da cidade ao abrigo do PROURB , intervenção que vai abranger diversas áreas do Barreiro antigo , nomeadamente jardins e espaços verdes , trânsito , águas e saneamento , higiene urbana , pavimentações e cultura.

A Câmara Municipal de Setúbal abriu recentemente os concursos públicos para as empreitadas de execução e requalificação de algumas infraestruras urbanas ao abrigo do Programa ntegrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal cuja candidatura foi aprovada no âmbito do concurso «Politica de Cidades - Parcerias para a Regenaração Urbana» , também com financiamento do QREN.
Também ao nível cultural , a Câmara Municipal de Alcochete , por incompetência , desatenção ou desdém , opta pela politica do «orgulhosamente sós» , tendo passado ao lado do Programa Território Artes , programa de descentralização das artes promovido pela Direcção Geral das Artes e que se destina a co-financiar a realização de actividades culturais promovidas pelos muncípios,possibilitando-lhes nomeadamente , reduções até 50% das cachets das actividades.

De destacar ainda ao nível do distrito de Setúbal o 1º Prémio atribuido em parceria à Câmara Municipal da Moita e do Barreiro pela elaboração conjunta de um «Manual de Metodologia e Boas Práticas para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável» no âmbito do concurso Cidades de Excelência 2008-2009.

A dinâmica destes muncípios do distrito de Setúbal contrasta profundamente com a total incapacidade e inércia da Câmara Municipal de Alcochete , bem documentada na foto que ilustra este texto.

Bem sei que são Câmaras Municipais de maioria comunista , mas esse facto só permite uma conclusão. Até na qualidade e competência dos seus comunistas Alcochete está com anos de atraso em relação aos outros municípios.

Exemplificativo do que aqui escrevi é pois a «obra de requalificação» da Rua do Mercado em Alcochete a que diz respeito a foto que ilustra este texto, exemplo da intervenção atabalhoada que caracteriza este executivo camarário.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comunistas de Alcochete inauguram a «Silly Season»

Foi na edição de ontem do Jornal de Alcochete que o PCP de Alcochete deu o pontapé de saída naquela fase do ano que tem sido baptizada de «Silly Season» , em português «Estação da Palermice» coincidente com o Verão , em que a actividade politica tende a abrandar e o noticiário fica marcado por frivolidades sem grande relevância.
Neste caso coube a honra desse «pontapé de saída» ao deputado municipal comunista e candidato a Vereador Jorge Giro , que num artigo de elevado sentido humoristico , mas de conteúdo absolutamente incipiente e frívolo própria desta «Estação da Palermice» , escreve no Jornal de Alcochete , que : «Nas eleições legislativas, haverá um maior reconhecimento que a CDU estando politicamente mais forte, melhor estará na defesa intransigente dos interesses de todos os portugueses. »

Sem prejuízo da minha concordância absoluta com a sugestão feita ao comunista Giro no texto publicado ontem no Praia dos Moinhos pelo Professor João Marafuga , para que leia atentamente o Manifesto Comunista de Marx e Engels, não posso deixar de relembrar ao autor daquela sugestão que o texto do deputado comunista camarada Giro se enquadra no período estival em acabámos de entrar , e que portanto não deverá ser excessivamente valorizado , pois é totalmente embuído do espírito da «Silly Season» que agora se iniciou.

Por muito sentido de humor que o deputado municipal comunista camarada Giro tenha revelado ao afirmar que a CDU defende intransigentemente os interesses dos portugueses , estou convicto que ninguém se esqueceu que o PCP continua a ter uma visão puramente instrumental dos trabalhadores e das suas organizações, que esmaga todas as tentativas de organização democrática dos trabalhadores que não sejam por si controladas no manto do unitarismo , e que se o PCP tivesse o perfil desenhado pelo camarada Giro , há muito que teria repudiado regimes como aqueles que enterraram a possibilidade do socialismo no leste, a negação dos direitos democráticos em Cuba, o Estado repressivo e explorador dos trabalhadores na China e aquela aberração da Coreia do Norte.

Enfim coisas da «Silly Season».

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bandalheira total...

Depois de ter aqui denunciado as duas caras de Luis Franco (Dr.) e da CDU (enquanto oposição e enquanto poder) no que respeita à politica de cobrança de ingressos nos eventos culturais promovidos pela CMA no Fórum Cultural de Alcochete (ver link http://alcochetanidades.blogspot.com/2009/06/esquecimentos-comunistas-que-ate-as.html ) , chamando a atenção para a verdadeira vergonha que consistia em exigir o pagamento de entrada de valor igual a crianças e adultos no espectáculo «A Terra dos Imaginadores» , eis que a Divisão Cultural da autarquia anuncia o cancelamento puro e simples do evento.
Provavelmente tal não teria acontecido se o espectáculo fosse gratuito , e se Luis Franco (Dr.) e a CDU tivessem sido coerentes com aquilo que em tempos defenderam enquanto oposição ao executivo PS , época em que apelidaram de «escandolosa» a poltica camarária de cobrança de ingressos em eventos culturais promovidos pela autarquia no Fórum Cultural .

Depois da vergonha que envolveu a publicação da «Monografia do Concelho de Alcochete» de Mário Balseiro Dias denunciada no Praia dos Moinhos (http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2009/06/uma-monografia-e-uma-trapalhada.html) , este é mais um episódio , desta feita na área cultural , que demonstra vivamente a total incompetência e desorganização que tem caracterizado o mandato da CDU em Alcochete.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Empreendimentos Turisticos da Praia dos Moinhos reprovados

Os empreendimentos turisticos projectados para a Praia dos Moinhos , tema que aqui abordei no passado recente , que previam um conjunto de mais de 900 camas repartidas entre um Hotel de 5 estrelas , um aldeamento turistico , sete bandas de apartamentos , vinte cinco moradias e um Aparthotel , mereceram pareceres de impacto ambiental desfavorável.
O chumbo ficou a dever-se ao desiquilibrio ecológico que provocariam no estuário , na praia , colidindo com o PROTAML , com o regulamento do plano de gestão da zona de protecção especial e até com o PDM de Alcochete.

Tal como já foi referido por outra força politica num outro jornal , o assunto não mereceu qualquer reacção da Câmara Municipal de Alcochete , nem sequer uma referência no Jornal de Alcochete.