sábado, 25 de abril de 2009

O 25 de Abril não é só para alguns....

Alguém , sob a capa anónima de «Alcochete Aficcion» , anda a divulgar entre os 500 amigos de Alcochete que juntei até à data no meu perfil no Hi5 , a seguinte mensagem:
«Os Alcochetanos gostam da sua terra e não precisam de novos " messias"... com intenções politicas ou supostos intelectuais...somos um povo humilde mas não broncos e ninguém gosta mais de Alcochete que nós... não vá por ai...aqui não há lugar para esse tipo de pessoas... Anda por ai um Senhor chamado Luis Proença que faz-se passar por Alcochetano para aliciar jovens com intuito politico. »
Parece evidente tratar-se de um «sermão salazarento» , encomendado por quem tem todo o interesse em evitar a tudo o custo o debate de ideias e a voz de quem tem a ousadia de vir à praça pública debater Alcochete.
Afinal parece que 30 anos de poder comunista em Alcochete fizeram esquecer os valores subjacentes ao 25 de Abril de 1974.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Filme simbólico dos 30 anos de poder local comunista em Alcochete

Clicar para ver filme. No final do filme há uma mensagem escrita.

Por ocasião da passagem de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974 decidi ofertar os visitantes do Alcochetanidades com um pequeno filme que simboliza 30 anos de poder local comunista em Alcochete.

Como me confessava ontem um munícipe nascido e criado em Alcochete , o facto de aqui ter nascido , crescido e o facto de aqui trabalhar , tinham-no impedido de ver com olhos de ver o estado em que está a sua terra. Até descobrir o Alcochetanidades...

Também poderão visionar o filme no YOU TUBE : http://www.youtube.com/watch?v=5MOmvuSMf7U

NOTA: AS FOTOS QUE COMPÕEM ESTE FILME FORAM TODAS TIRADAS EM 2008 e 2009 , pelo que sugiro a quem pôs em dúvida a antiguidade das mesmas que se dê ao trabalho dar uma volta por Alcochete...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Politica de Mobilidade em Alcochete «às cegas»

Foi durante esta semana que um dos visitantes do Alcochetanidades suscitou de forma pertinente a questão dos transportes públicos no concelho , apelando a uma tomada de posição sobre a matéria.
A questão da mobilidade , na qual se inclui a problemática dos transportes públicos em Alcochete será objecto do Programa Eleitoral da candidatura do PSD às autárquicas 2009.
Tal facto não me impede contudo , motivado pela intervenção oportuna do visitante do Alcochetanidades , de tecer alguns considerandos sobre uma questão que interessa a todos os alcochetanos , independentemente de utilizarem ou não os transportes públicos.
Antes de mais é importante referir que a questão da mobilidade representa, nos dias de hoje, um aspecto determinante da qualidade de vida das populações e um factor decisivo para a competitividade das regiões e para promover a coesão territorial e social.
Em Alcochete , à semelhança do que acontece nos restantes concelhos inseridos nas grandes áreas metropolitanas, assiste-se a um crescente nível de mobilidade das populações, como é evidenciado pelo crescimento do número médio de deslocações diárias por pessoa e aumento da distância percorrida.
Em simultâneo com este acréscimo de deslocações, verificou-se uma perda significativa da quota de mercado do transporte colectivo em favor do transporte individual.
Neste quadro , o grande desafio que se coloca hoje aos sistemas de mobilidade é o aumento da procura do transporte colectivo.
Todos os especialistas estão de acordo que é necessário desenvolver uma estratégia de mobilidade integrada que permita potenciar um sistema de transportes colectivos fiável, com qualidade e ambiental e financeiramente sustentável.
Nesse capítulo as autarquias têm um papel preponderante.
É que qualquer que seja a resposta que se dê a esse tremendo desafio é imperativo não esquecer que se deve assegurar a respectiva articulação do planeamento do sistema de transportes com os instrumentos de gestão territorial da responsabilidade das Autarquias .
Também neste capítulo , o mandato do executivo CDU na Câmara Municipal de Alcochete , revelou uma total falta de visão estratégica.
No passado dia 11.01.2009 publiquei aqui um texto intitulado «Um mandato a brincar aos autarcas» , no qual manifestei o meu espanto pelo facto de só no final do seu mandato , Luís Franco ,actual Presidente da Câmara e candidato anunciado da CDU nas próximas eleições , ter manifestado o propósito de elaborar um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Alcochete, o Plano Estratégico para a Frente Ribeirinha, promover a Avaliação Ambiental Estratégica. Nesse texto perguntei:
Então é no próprio ano em que finda o mandato que se elaboram planos estratégicos decisivos para o futuro do Concelho?
Num outro texto assinado por mim no Praia dos Moinhos datado de 14 de Outubro de 2007 intitulado «Por um Plano Estratégico para Alcochete»
http://praiadosmoinhos.blogspot.com/2007/10/o-pdm-da-oportunidade-perdida.html , denunciei a opção pela «navegação à vista» e pela pequena obra de proximidade com os munícipes (reparação da calçada, colocação de placas toponímicas, arranjo e limpeza dos espaços verdes existentes) que tem caracterizado a gestão municipal, e cujo potencial de aproveitamento político interessa rentabilizar ao máximo , em detrimento de qualquer consideração estratégica para o desenvolvimento qualificado e selectivo do concelho.
Em matéria de mobilidade o executivo da CDU também não foge à regra.
Alguma vez se pensou em elaborar um Plano de Mobilidade Sustentável para Alcochete que permita elaborar e promover uma politica sustentável de mobilidade neste concelho?
Na verdade , e enquanto munícipe e candidato do PSD à Assembleia Municipal de Alcochete lamento que até ao momento não tenha havido qualquer iniciativa no sentido promover a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável que identifique quais os grandes geradores de tráfego , que caracterize as ligações interconcelhias e defina de forma realista quais os padrões de mobilidade abrangendo os trabalhadores residentes e não residentes no concelho , os estudantes , turistas e visitantes esporádicos , que proceda a um levantamento exaustivo das infraestruturas e serviços de transporte , da acessibilidade rodoviária interna e externa ,das condições de circulação dos peões , das biclicletas , dos automóveis , do estacionamento , da segurança rodoviária , da mobilidade escolar , dos deficientes , idosos e doentes.
Só com um Plano desta natureza é possível projectar uma politica municipal de mobilidade sustentável que corresponda às necessidades do concelho.
Até lá , e porque também nesta matéria a Câmara Municipal de Alcochete se limita a «navegar à vista» , resta aos residentes e não residentes que têm necessidade de utilizar os transportes públicos inter e intraconcelhios , sujeitar-se à insuficiência dos mesmos e a frotas de autocarros em que abundam viaturas com 20 anos ou mais com os consequentes e significativos impactos negativos ao nível da segurança e do conforto, para os passageiros , e para o meio ambiente.

Link para «Politica de Mobilidade em Alcochete às cegas» no YouTube:


http://www.youtube.com/watch?v=61Z4DUpp6a0



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alcochetanidades no YouTube - Edição 0

Bem vindos à Edição nº 0 do YouTube - Alcochetanidades.

Com o pedido de desculpa inerente à parca qualidade do som e da imagem , com esta iniciativa pretendo levar aos visitantes do Alcochetanidades ,em discurso directo , uma breve síntese dos temas aqui abordados por escrito, tendo sempre como base a premissa que me tem motivado desde há alguns anos a esta parte a escrever sobre Alcochete:

Querer mais e melhor para Alcochete.

Não vou prescindir de continuar a apresentar textos.
A única diferença é que os temas abordados por escrito passarão agora a ser igualmente abordados em curtíssimas metragens de pouco mais de 2 minutos com as quais pretendo chamar a atenção dos visitantes do Alcochetanidades para questões pertinentes para o desenvolvimento do nosso Concelho.

A informação deverá depois ser complementada com a leitura dos textos que suportam as pequenas metragens com que me dirijo a todos.~
Clique então no Link para assistir à Edição nº 0 do YouTube-Alcochetanidades:

Por Alcochete.

Luis Proença - Entrevista a PNETLITERATURA

Entrevista a PNETLITERATURA

Ver em:




domingo, 19 de abril de 2009

Alcochete - Sintomas de Doença Grave Bem à Vista dos Nossos Olhos

CLIQUE NA FOTO PARA AUMENTAR
Ao longo de dezenas de textos publicados no Praia dos Moinhos e no Alcochetanidades tenho denunciado ,com recurso a provas concretas , sinais evidentes de uma gestão comunista da Câmara Municipal de Alcochete que prima pela falta de planeamento estratégico e sustentado para o concelho em todas as áreas , desde o urbanismo , à reabilitação urbana , ambiente , investimento , incapacidade confrangedora de promover parcerias estratégicas , imobilismo e incompetência bem retratado no chumbo dos projectos de candidatura que a autarquia apresentou aos fundos do QREN por falta de qualidade e rigor nos mesmos , facto que custou a Alcochete largos milhões de euros e que obriga a Câmara Municipal a endividar-se junto da banca para cumprir promessas eleitorais.
Já aqui havia feito referência ao estado lastimoso em que se encontra a reabilitação urbana em Alcochete , num texto publicado em 21 de Fevereiro deste ano, situação que para além da mera questão estética , coloca em causa a segurança dos munícipes como ficou provado no incêndio ocorrido recentemente numa churrascaria situada no centro antigo da vila e que só por sorte não teve proporções bem mais graves.
Aqui fica o link para o texto cuja leitura recomendo:
São questões que na maior parte das vezes não são claramente visiveis aos olhos dos munícipes , e que são melhor ou pior camufladas pelo marketing politico de Luis Franco e da CDU que vão , à custa de muito foguetório e pouca obra , e de uma comunicação social local «pouco atenta» a estas questões , tentando atirar areia para os olhos dos alcochetanos.
Mas há indubitavelmente outros sinais da degradação e do estado de doença em que se encontra Alcochete e o Concelho em geral , e que escapam à maior parte de nós , talvez por estarem tão à vista de todos , ou porque se tornam imagens que por força da habituação acabámos por assumir como normais.
São sinais que muitas vezes secundarizamos perante as belezas naturais com que esta terra foi abençoada mas que não podem de forma alguma deixar de merecer a nossa atenção.
O meu apelo neste texto , reforçado pelo mosaico de fotos que o ilustra , e para o qual chamo a vossa melhor atenção , é precisamente para os sinais que os comunistas e que Luis Franco não consegue ocultar dos munícipes e que são sintomas evidentes de incapacidade , de má gestão , de descuido com que este Presidente da Câmara e o seu executivo têm (des)governado Alcochete.
Refiro-me então aos chamados «ARRANJOS PAISAGISTICOS» que na perspectiva de qualquer autarca competente devem merecer a melhor dos cuidados , pois não só contribuem para a melhoria da imagem da autarquia perante residentes e visitantes, para um sentimento de maior realização e auto estima dos munícipes e como para um aumento da respectiva qualidade de vida.
Quem se der ao trabalho de olhar com olhos de ver e prestar atenção ao estado geral dos arranjos paisagisticos em Alcochete constata um cenário desolador e profundamente depressivo.
Desde as entradas em Alcochete até ao interior dos seus centros urbanos deparamo-nos com aquilo que as imagens do mosaico de fotos ilustra.
Bermas das estradas e arruamentos num estado de abandono total , pejados de lixo e detritos, espaços descuidados transformados em matas de ervas silvestres ou completamente ressequidos , as pedras incompreensivelmente colocadas nos interiores das rotundas espalhadas pela via , baldios de terra e lixo no meio dos bairros de habitação.
À entrada de Alcochete lê-se num placard enorme: «Alcochete Terra de Encantos e Emoções». Agora atentem no estado miserável de abandono em que está o espaço envolvente daquela placa.
Como munícipes temos o dever de ser mais exigentes e de querer mais e melhor para esta terra.
Apesar das evidências e da necessidade de investir na valorização do munícipio , Luis Franco e a CDU aprovaram para 2009 um Orçamento que reduz as despesas de investimento , que aumenta a despesa corrente e aumenta em quase 540% as despesas com ajudas e subsidios a associações não lucrativas.
São estes os «autarcas» que (des)governam Alcochete.