quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projecto SOTUR

No âmbito do Projecto SOTUR do Programa MIT-Portugal na Área de Sistemas de Transportes foi-nos solicitada a divulgação do seguinte inquérito:

SOTUR - Opções Estratégicas para a Revitalização Urbana baseadas em Soluções Inovadoras de Transporte - é o nome de um projecto de Investigação que está a ser desenvolvido na âmbito do Programa MIT-Portugal na Área dos Sistemas de Transportes envolvendo quatro universidades de grande prestígio: o Instituto Superior Técnico (IST), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O projecto pretende caracterizar a relação entre os Usos do Solo e os Transportes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e identificar um conjunto de medidas ou soluções inovadoras de forma a promover ocupações e futuros desenvolvimentos urbanos mais sustentáveis.
É dada particular atenção ao desenvolvimento de soluções que potenciem a revitalização dos centros urbanos tradicionais já que estes são muitas vezes constituídos por ruas de largura reduzida dificilmente compatíveis com a circulação e o estacionamento de automóveis.

Como parte fundamental destes objectivos é necessário realizar um inquérito à população desta região procurando-se caracterizar o mercado imobiliário residencial na AML, a sua relação com o sistema de transportes, e identificar os principais factores que condicionam a escolha do local e tipo de casa para habitar.

O questionário, que o(a) convidamos a preencher, inclui perguntas sobre os seus dados demográficos e de mobilidade, caracterização da sua área residencial actual e anterior, e preferências pessoais sobre o local e tipo de casa que gostaria de habitar.Este inquérito é totalmente anónimo e tem como público-alvo pessoas com idade igualou superior a 18 anos que residam na AML (Concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Azambuja, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira).

Para que a informação obtida através deste inquérito seja mais relevante é essencial chegar ao maior número de pessoas da Área Metropolitana de Lisboa, por isso é tão necessária a sua participação e de outras pessoas a quem possa reenviar este convite.

Por favor carregue no link seguinte para responder a este inquérito cujo tempo médio de resposta é de 15 minutos com um tempo máximo de 30 minutos.Se desejar pode reentrar várias vezes no inquérito para completar o seu conteúdo desde que realizado no mesmo computador.

PARTICIPE!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sinais de terceiro mundismo autárquico


A forma de divulgação da Feira do Cavalo é também um sinal revelador da falta de rigor , de zelo e do cuidado que caracterizam a gestão autárquica comunista .
Já muito se falou do facto inédito de se passar a cobrar o acesso à Feira do Cavalo , ou de se ter agendado o evento para coincidir com a Feira de Maio na Moita do Ribatejo , ou de se subsidiar a respectiva organização com uma verba astronómica para os tempos de crise , crise que o Presidente da Câmara gosta de utilizar como justificação para a falta de iniciativa que caracteriza a sua gestão do município.
Para além de tudo isso destaca-se agora a vergonhosa a utilização POR TODA A VILA de equipamentos da PT como suporte publicitário para afixação de publicidade do evento em causa.
As fotos que ilustram este texto são apenas um exemplo do que se passa em toda a Vila de Alcochete e poderiam ter sido tiradas nalgum país do terceiro mundo. Mas não foram. Foram tiradas em Alcochete durante a era comunista que aflige este Concelho.