quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Alcochete Concelho Solidário e Seguro - Conclusão

Sem perder o «fio à meada» prossigo no âmbito do segundo vector ou pilar estratégico cuja consideração propus na elaboração de um PEDA (Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Alcochete) e que apelidei de Alcochete Concelho Solidário e Seguro.
Depois das acções atinentes à dinamização e regeneração ambiental , social e económica do núcleo antigo de Alcochete como uma das bases deste vector estratégico do desenvolvimento do concelho , importa igualmente destacar o apoio a acções no âmbito da promoção da saúde , quer na sua vertente preventiva , quer curativa.
Nesta sede , sugiro a título exemplificativo , e numa era em que os problemas de índole alimentar como a obesidade ou a anorexia marcam parte significativa da população , que se promovam no concelho acções de Educação Alimentar , visando a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis sobretudo entre os mais novos e na terceira idade.
De igual forma destaco iniciativas de prevenção do tabagismo fomentando uma nova geração de alcochetanos não fumadores e a promoção de programas de actividades desportivas para todas as idades.
Por fim sugiro que se elabore uma Carta Concelhia de Saúde com vista a facilitar a informação dos serviços disponíveis.
Com espaço neste vector estratégico está a promoção da cultura e da identidade Alcochetana.
Depois de investimentos significativos em equipamentos culturais como o Fórum Cultural de Alcochete e da Biblioteca Municipal , muitos munícipes continuam a questionar o respectivo nível de aproveitamento , sobretudo do primeiro , equipamento desde sempre envolto nalguma polémica.
Uma das formas de dinamizar esse equipamento para além das habituais iniciativas no âmbito da música e das artes plásticas seria a promoção de um Fórum de Artes de Alcochete envolvendo artistas , intelectuais e professores residentes no concelho que permita a geração de ideias , acções e projectos nesse âmbito. E porque não aproveitar esse tipo de iniciativas para realizar um estudo de viabilidade de uma Escola de Artes em Alcochete ? Ou de um Clube de Artistas entendido como espaço de convívio e intercâmbio de ideias?
Claro está que este tipo de equipamentos e algumas das sugestões aqui deixadas pode e deve ser direccionada no sentido da promoção naquele e noutros espaços de iniciativas de divulgação da história do concelho e respectivas tradições , integrando os eventos e os seus testemunhos mais emblemáticos num pacote de promoção da identidade alcochetana , introduzindo-lhes uma maior expressão e estilo , sugerindo mesmo a criação de um Roteiro do Património Natural , Histórico e das Tradições Alcochetanas.
No domínio da Segurança Pública e da Tranquilidade , tema recorrente dos noticiários diários fruto da onda de criminalidade que afecta o país e que a todos preocupa , não seria descabido reflectir sobre a utilidade da criação a médio prazo de uma Empresa Municipal de Segurança que articulasse com a GNR um conjunto de acções com vista reforço da segurança pública no concelho.
No âmbito da protecção civil importa divulgar as Normas de Segurança e Prevenção contra as Catástrofes Naturais junto dos munícipes , e em articulação com as demais entidades envolvidas nesta matéria , elaborar uma Carta de Risco do Concelho de Alcochete que identifique os vários factores de risco em toda a área do concelho.
Por fim , e para encerrar este segundo vector estratégico do desenvolvimento de Alcochete , volto a sugerir a criação de um Senado de Alcochete como orgão consultivo do Presidente da Câmara Municipal.Esta proposta , que já tinha apresentado no Praia dos Moinhos em 2007* , tem como objectivo a instituição de um orgão gerador de ideias e pareceres que permitisse estabelecer uma ligação entre a visão de longo prazo para o concelho e a realidade de curto prazo da gestão do dia a dia do espaço do território , ou seja tratar-se-ia sobretudo de um orgão de reflexão estratégica sobre o desenvolvimento do concelho integrando figuras locais das mais diversas áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário