sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nem os animais escapam ao desgoverno da Câmara Municipal de Alcochete

Porque gosto de animais e porque estas situações me chocam e são reveladoras da total desgovernação do concelho de Alcochete , não poderia deixar de publicar no Alcochetanidades este texto da autoria da minha amiga RUTE FIGUEIREDO.

« Denuncio o facto da Câmara Municipal de Alcochete incluir no seu site institucional (www.cm-alcochete.pt) conteúdos e informações que não correspondem à verdade, enganando assim os munícipes e todos os seus outros visitantes.
Referimo-nos em concreto à informação disponibilizada sobre o canil municipal (
Áreas de Interesse/Ambiente/Canil-Gatil), que se impõe desmentir a bem da verdade, da saúde pública e a bem do esforço dos trabalhadores que lá trabalham e das outras pessoas que voluntariamente se dedicam a esta nobre causa.
Assim e contrariamente ao afirmado no site, esclareço:
Não há, nem nunca houve, nenhuma valência de Gatil;
A acção conjunta que existe actualmente com a Associação “Os Canitos”, resume-se ao facto de a Câmara apanhar os animais errantes e a Associação ter que os tratar, vacinar e desparasitar. Fomos inclusivamente informados de que à custa disso a “Canitos” tem uma avultada dívida no veterinário;
Infelizmente, a CMA não cumpre o disposto no Decreto-Lei n.º 314/2003, pelo que não existe nenhuma cela semicircular para quarentena nem nenhuma cela destinada ao isolamento de animais particularmente agressivos;
A CMA promove uma vez por ano a desparasitação dos cães recolhidos, ficando as restantes duas desparasitações necessárias à custa da Associação, bem como a desparasitração de cachorros bebés que chegam ao canil.
A Autarquia não dispõe de meios adequados para a captura e transporte de animais, nem de pessoal devidamente treinado para esse efeito, chegando mesmo a utilizar viaturas particulares;
Desconhece-se qualquer programa e seus resultados, com vista ao treino de novos donos e ao apadrinhamento de cães;
Além de não cumprir a promessa eleitoral de construir um novo canil municipal, este Executivo tem a ousadia de publicar no seu site oficial, que deveria servir para informar com verdade os seus utilizadores, uma ficção que nada tem a ver com a actual situação em que se encontra o canil municipal. A verdade é que este Executivo não considera importante o assunto, muito pelo contrário, é algo incómodo e aborrecido que fingem desconhecer.
Dadas as precárias condições materiais e físicas do canil, o seu funcionamento fica a dever-se única e simplesmente ao esforço e à dedicação da funcionária que lá presta serviço, a qual contrariando as mais variadas adversidades consegue dia a após dia garantir que estes animais abandonados tenham as melhores condições possíveis.
O actual canil municipal envergonha Alcochete. Este canil partilha o terreno da antiga ETAR, onde até há pouco tempo os animais corriam o risco de cair para dentro das suas águas fétidas ou de ser infectados por picadas de mosquitos.
O actual canil municipal não garante as devidas condições de trabalho aos seus funcionários e não respeita as condições exigidas na legislação em vigor para este tipo de equipamento, factos que deveriam ser suficientes para uma intervenção da Câmara.
Apelamos a todos os moradores do Concelho que, possuem ou gostem de animais, e em nome desse afecto, visitem o actual canil, para constatar no local a forma como esta autarquia trata este assunto»

Rute Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário