segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sitio das Hortas - Foco de Risco Ambiental e Símbolo da falta de rigor da CMA

Clique na foto para aumentar
Depois de ter desenvolvido as minhas ideias sobre o primeiro vector estratégico do desenvolvimento sustentável de Alcochete - Alcochete Concelho Amigo do Ambiente - , e antes de passar ao segundo vector ou pilar que apelidei de Alcochete Concelho Solidário e Seguro , não prescindo de denunciar no Alcochetanidades , aquilo que considero o símbolo da chamada «Hipocrisia Ambiental» reinante em Alcochete .
Refiro-me claro está ao «Pólo Ambiental do Sitio das Hortas» , utilizado como bandeira eleitoralista pelo actual executivo camarário em matéria de ambiente , e que é , de forma chocante , a evidência de uma politica sem rumo estratégico , marcada pela obra avulso , e sem qualquer preocupação de rigor.

Quem se der ao trabalho de visitar o «Pólo Ambiental» do Sítio das Hortas depara-se com um cenário confrangedor.
Conforme os visitantes do Alcochetanidades poderão constatar pela observação cuidada das fotos que compõem o mosaico que ilustra este texto (tiradas hoje dia 26.01.2009), desde os acessos esburacados e completamente enlameados em tempo de chuva , passando pelo amontoado de construções clandestinas abarracadas que o circunda , até à verdadeira lixeira a céu aberto existente na margem do rio ali mesmo em frente , tudo constitui uma evidência do que é uma gestão autárquica feita «em cima do joelho» .
Qualquer auditoria ambiental , por mais incipiente e sumária que fosse , concluiria que a zona envolvente ao «Pólo Ambiental» do Sítio das Hortas é um local de risco ambiental , e um paradigma da ausência de uma verdadeira politica de ambiente em Alcochete.

PS: A inércia camarária fica bem evidente nesta outra situação que aqui documento. Já repararam há quanto tempo é que a entrada na Vila de Alcochete , a partir do Pingo Doce para a frente , já por si uma imagem de descuido e desleixo , está desde há semanas«embelezada» por este contentor de entulho que ocupa toda a berma até ao limite da estrada , e que a foto abaixo documenta , sem que aparentemente incomode os responsáveis camarários? Reparem no pormenor da cabeça de cavalo a sair do contentor de entulho. Bem Vindos a Alcochete!







Sem comentários:

Enviar um comentário