quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NÃO SE INCOMODE SR.PRESIDENTE DA CÂMARA...DEIXE ANDAR!

«A Câmara Municipal de Palmela e a Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal promovem, a partir de hoje e nos dias 19, 20 e 25 de Fevereiro, sessões de esclarecimento sobre o MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio.
As sessões, dirigidas aos comerciantes do concelho, decorrerão em Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Poceirão e Palmela e têm como objectivo esclarecer os interessados sobre o MODCOM. Este projecto do Ministério da Economia e Inovação visa a modernização e revitalização da actividade comercial, em centros com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.»
JORNAL DE ALCOCHETE – Edição de 18.02.2009

E a Câmara de Alcochete? Vai promover alguma sessão de esclarecimento junto do comércio local relativamente ao MODCOM? Está já formalizada alguma parceria com vista à apresentação de projectos no âmbito deste programa?
O prazo para apresentação dos projectos de candidatura termina no próximo dia 15 de Março de 2009 , e segundo sei a Câmara Municipal de Alcochete não revelou qualquer interesse relativamente ao mesmo , facto que uma vez mais comprova o confrangedor imobilismo , e a total falta de competência e vontade deste executivo camarário, o qual prefere continuar a assumir uma postura própria de quem se limita a garantir os serviços mínimos e a gestão corrente dos assuntos do município sem qualquer laivo de empreendedorismo e capacidade de iniciativa..
Depois do tremendo falhanço das candidaturas aos fundos do QREN pelas razões já aqui denunciadas , ,falhanço derivado da falta de qualidade dos projectos apresentados e do incumprimento dos requisitos regulamentares mínimos , e que representou a perda de alguns milhões de euros em fundos , eis que o executivo camarário se prepara para deixar fugir mais uma oportunidade de interesse relevante para Alcochete ao desinteressar-se completamente do programa MODCOM , programa que visa a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio com predomínio do comércio independente de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.
Quem estiver interessado em aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o MODCOM sugiro que acedam ao site do IAPMEI , mais concretamente ao seguinte link:
http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=1952

Já no passado dia 19 de Janeiro de 2009 publiquei aqui um texto intitulado «DINAMIZAR , REQUALIFICAR , PROMOVER» no qual denunciei que a Câmara Municipal de Alcochete no decurso desta mandato , pouco ou nada fez , no sentido de criar condições que atenuem o empobrecimento comercial do centro da vila de Alcochete , e que permitam a sua revitalização , tendo nesse mesmo texto instado a autarquia a assumir uma dinâmica integrada que devolva à vida a vila de Alcochete.
Perante este cenário , das três uma.
- Ou o Sr. Presidente da Câmara e os senhores vereadores andam «a dormir na forma»;
- Ou não têm mesmo vontade de agarrar de forma competente oportunidades de obterem recursos financeiros avultados que permitiriam desenvolver projectos de interesse relevante para o concelho;
- Ou então até gostariam de agarrar estas oportunidades mas já perceberam que nem sequer vale a pena tentar porque não têm competência ou credibilidade para concretizar parcerias e projectos suficientemente válidos para tal.

2 comentários:

  1. "Mutatis mutandis", o que Luís Proença está a fazer neste blog tem alguns traços comuns com aquilo que eu fiz no jornal "Echo d'Alcochete" há 20 anos.
    Por quaisquer razões, eu já comparei mais que uma vez este mandato de Luís Franco com os primeiros de Miguel Boieiro.

    ResponderEliminar
  2. Só espero que este pesadelo não dure 25 anos, por favor!!!

    ResponderEliminar