quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sangue Politico em Alcochete.

CLICAR NA FOTO PARA AUMENTAR
Fui durante 12 anos autarca noutro concelho.
Durante esse largo período de tempo travei nos jornais locais e nos órgãos autárquicos em que desempenhei as minhas funções duríssimas batalhas contra adversários políticos comunistas , socialistas e até do CDS.
Nessas batalhas politicas visei e fui visado com palavras duras , por vezes violentas dirigidas ao politico e às politicas , legitimamente proferidas no contexto da luta politica , contexto que exige daqueles que ocupam cargos políticos o poder de encaixe necessário capaz de lhes permitir enfrentar em termos adequados as criticas , repito , por vezes violentes , a que qualquer Politico digno desse nome , tem forçosamente de sujeitar-se.
Apesar da extrema dureza que esse combate politico envolveu em determinadas fases mais exacerbadas da agenda politica , a verdade é que nenhum dos intervenientes que conheci , em qualquer partido , confundiu o ataque politico com um ataque que visasse a sua singularidade como pessoa.
Fruto do respeito por esse principio , é com enorme prazer que ainda hoje reencontro em clima de grande amizade e até de saudosismo por essas lutas do passado , antigos adversários políticos desse concelho ,tendo inclusivamente chegado a ser advogado de alguns deles ( nomeadamente de dois autarcas comunistas ) durante um período que coincidiu precisamente com essas «batalhas» politicas , sem que tal prejudicasse essa relação profissional.
Vim para Alcochete por gostar da terra e por afinidades familiares.
Mas é porque GOSTO DE ALCOCHETE que intervenho politicamente , porque quero o melhor para esta terra que tanto gosto.

Foi com o espírito acima descrito que encarei a minha intervenção politica em Alcochete.
Tal opção revelou-se contudo totalmente inadequada ao contexto politico local.
Fruto de um período de quase 30 anos de poder exercido pelo mesmo partido neste concelho , Alcochete não desenvolveu um espírito de cultura democrática de tolerância que permita aos intervenientes políticos agirem no pressuposto que os ataques políticos não vão ser assumidos como ataques pessoais. O intervalo de quatro anos no exercício desse poder , ao invés de modelar no sentido positivo a cultura democrática alcochetana , parece , pelo contrário , ter acirrado a postura intolerante de quem julga ter direito genético ao poder eterno neste Concelho
Quando comecei a intervir nos Blogues , Praia dos Moinhos e Alcochetanidades , senti desde logo uma reacção desmesurada dos visados políticos , que manifestamente e de forma imprópria num contexto democrático normal , interiorizaram essas criticas como ataques pessoais.
Tal tendência exacerbou-se ainda mais quando a nova Direcção do PSD de Alcochete tomou posse em Outubro de 2008 e assumiu desde logo uma postura de oposição activa e visível ao poder instalado em Alcochete desde há décadas.
Neste últimos dias , fruto de maior visibilidade do PSD durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas 2009 , visibilidade que teve o seu culminar com a disponibilização do Touro Mecânico que obviamente ainda chamou mais atenção para a presença laranja durante as festas , situação a que o poder comunista local estava pouco habituado , acentuaram-se as manifestações de incómodo e de nervosismo , bem evidenciadas pelo recrudescer de insultos e comentários neste blogue visando a minha pessoa e não a pessoa do politico da oposição.
Ainda há meia dúzia de dias uma alcochetana me dizia que «eu devia ser maluco e inconsciente» por fazer uma oposição tão declarada em Alcochete.
Sinceramente não a levei muito a sério , mas estou arrependido.
Na actividade politica há sempre aqueles que mais se expõem na intervenção nos jornais e nos blogues.
São os que mais dão a cara pelos respectivos partidos que mais facilmente se tornam alvo do combate politico. É absolutamente normal que assim aconteça.
Esses , mais do que os outros , devem estar preparados para perceber que tudo se passa no contexto da tal luta politica , e que atacam e são atacados como Políticos e não na singularidade das suas pessoas.
Luís Proença e Borges da Silva no caso do PSD , Luís Franco e Jorge Giro no caso da CDU.
Ontem , pelas duas da manhã , quando circulava na Rua Ruy Sousa Vinagre junto à Junta de Freguesia de Alcochete cruzei-me com um autarca comunista e candidato pela CDU nas eleições de Outubro.
Depois de me ter cruzado com ele senti um empurrão pelas costas.
Quando me tentava reequilibrar e voltar para perceber o que é que se estava a passar , o autarca comunista em causa , atingiu-me com um soco na face.
Não reagi , nem procurei desforço.
Desde há muito que aprendi que a diferença básica entre os animais e os homens reside essencialmente na nossa capacidade de gerir os nossos instintos básicos e primitivos.
Um Homem com H grande não é qualificado pela forma como usa os punhos contra adversários desprevenidos , mas sim pela superioridade que revela num contexto de adversidade quando mostra a si mesmo que ceder a instintos animalescos não é a melhor solução.
A verdade é que fui agredido fisicamente por um adversário politico.
Mais do que as lesões físicas resultantes dessa agressão , bem visíveis na foto e no sangue que manchou a camisola de campanha do PSD/Borges da Silva que trazia vestida , o que mais importa e mais interessa é a noção definitiva que adquiri que estou descontextualizado em termos políticos em Alcochete.
Aqui praticamente não há fronteira entre o conceito de adversário politico e de inimigo pessoal , conceito bem útil para quem tem o poder há quase 30 anos.
Mas mais do que estas minhas convicções interessa-me o bem estar daqueles que me são queridos e que verdadeiramente contam na minha vida , os quais têm vivido incomodados com os constantes insultos e avisos de que vou sendo alvo.
A agressão física de que fui vitima ontem tem um nome: VIOLÊNCIA POLITICA e com essa realidade eu não sei viver.
Estou em Portugal , terra em que o 25 de Abril de 1974 deveria ter sido sinónimo de tolerância e de cultura democrática.
PS: O meu muito obrigado aos bombeiros de Alcochete pela forma pronta e extremamente profissional como me assistiram depois da agressão.

11 comentários:

  1. Luís, como alcochetano, sou responsável pelo que te sucedeu e peço-te desculpa.
    Não deixes de publicar estas minhas poucas palavras.

    ResponderEliminar
  2. Senhor Professor João Marafuga.Não tem que me pedir desculpa.Em todo lado há gente boa e gente que não presta.Felizmente que no caso dos alcochetanos a esmagadora maioria é gente muito boa e amiga e o Professor está neste último grupo.
    Bem Haja.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luis Proênça:
    li atentamente o seu artigo, ao qual reprovo vivamente a situação pela qual passou e sua família, como Alcochetano lamento.
    Como é sabido tenho escrito muitos comentários tanto no Alcochetanidades e no Praidosmoinhos, ideias contrárias aos ideias que defende também o seu partido no concelho.
    No entanto, o acto que V.EXª foi vítima na madrugada de hoje, foi vergunhosa, repugnante e cobarde, o senhor ao não divulgar o\os agressor (es), fico reticente com os acontecimentos.
    Porque V.EXª afirma que foi um candidato ou actual que, ao serviço do candidato à autarquia, como da própria C.D.U. de Alcochete.
    Estas afirmações são tão graves como os acontecimentos,reprovo a sua afirmação, entendo que possa dar geito nos próximos combates políticos, mas...
    Quanto a um pedido de desculpas por parte do partido que V.EXª refere ou de qualquer candidato, discordo por várias razões.
    1º-Os candidatos e o partido nada têm a ver com questões pessoais entre cidadãos.
    2º-O senhor sabe que criou bastantes inimizades no concelho, onde tem tido uma postura de ataques pessoais utilizando termos menos dignos de político, quanto mais para outros políticos e para com a povo "dito comunistas".
    Não será altura de rever os critérios de actuação política?
    Mas espero ve-lo neste e no outro blogue colocar como sempre conjuntos de situações que considere uteis para as populações.
    É claro que no meio em que todos conhecemos todos situações desagradaveis possam acontecer, pois há sempre um filho, um pai, um irmão, um primo étc, quase que me etrevo a dizer "quem anda à chuva molha-se".
    Quero ao mesmo tempo deixar uma palavra de solidariedade para com o senhoe e sua família, pelos acontecimentos.
    O senhor como ninguém sabe o que deve fazer em relação a este acto, doncozir em processo judicial.
    Desde já um rápido restabelicimento, para que possamos divergir de ideais, que aaqui e ali com alguma picardia, mas, sempre dentro do respeito pelo cidadão Luis Proênça.

    ResponderEliminar
  4. Dizer que este acto é pessoal e não politico é uma mistificação grotesca, repugnante e ofensiva .

    ResponderEliminar
  5. Caro M.Saturninho:

    As suas palavras, as quais registei com agrado, por dois aspectos:
    1º- Não sou nem nunca fui político, por isso ainda tenho alguma credibilidade para produzir as minhas ideias.
    2º- Nunca utilizei meios para atinguir fins..
    Agora diga V.EXª, acha que esta minha manifestação é grotesca, repugnante e ofensiva?
    É claro que não se recorda de quando passeava a sua arrogânçia pelos corredores do poder...
    Lamento que pense dessa forma da minha pessoa!

    ResponderEliminar
  6. Claro que o Miguel tem toda a razão quando diz que «dizer que este acto é pessoal e não político é uma mistificação grotesca, repugnante e ofensiva».

    ResponderEliminar
  7. Caro J.M:

    Continuo a manifestar-me da mesma forma o meu repudio, mas não p+osso concordar com a sua forma de tratar este caso.
    Caso que o tempo dirá de sua justiça.
    No entanto, continuo a ter a minha opinião sobre o acontecimento, mas, não queira mistificar como grotesca, repugnante e ofensiva, as minhas palavras.

    ResponderEliminar
  8. Sr. Melo,

    Disse que "Não sou nem nunca fui político, por isso ainda tenho alguma credibilidade para produzir as minhas ideia"

    Só é pena que não tenha nenhuma...

    Depois, se afirma que só quem não é político é que pode ser credível e dizer o que pensa, sinto-me legitimado para tirar conclusões quanto à sua noção de Democracia Representativa.

    Talvez uma Monarquia Comunista fosse menos aberrante, não é?

    Quanto a arrogância, quem me conhece sabe que não a pratico com regularidade. Só para quem a merece.

    O Manuel Pinho também podia ter feito os cornos ao "Boi"nardino Soares de um modo pessoal, não acha? Afinal, são dois cidadãos.

    ResponderEliminar
  9. Sr Miguel S.

    É pena que as ideias de V.EXª, ou seja, as poucas que tinha, fossem gastas em casos mediaticos...
    No entanto, espero ver assistir ao há Monarquia comunista, como V.EXª afirma a governar por muitos bons anos no seu concelho, (nosso).
    Quanto a arrogância que pratica com regularidade, Só para quem a merece.
    É este a forma repugnante que as figuras do seu partido tem tratados o povo e os trabalhadores portuguêses, onde casos duvidosos são do domínio público. No entanto não quero entrar nas considerações pessoais...

    Um bem hajá e fique bem

    ResponderEliminar
  10. Sr Melo,

    Não vale a pena vir com os fantasmas da arrogância ou dos casos mediáticos, pois nenhuma das carapuças me serve.

    Se pensa que é com essas insinuações que me cala está muito enganado.

    E digo-lhe mais: "dizer que este acto [agressão ao Luís Proença] é pessoal e não politico é uma mistificação grotesca, repugnante e ofensiva."

    ResponderEliminar