sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porque os cães não votam...

Num momento em que apenas 4% da população portuguesa aprova o abate de cães e gatos nos canis municipais, e contrariando a tendência perfilhada por um número cada vez maior de Câmaras Municipais que revelam uma crescente sensibilidade e preocupação com a salvaguarda dos direitos dos animais, promovendo o fim da prática do abate de cães e gatos nos canis municipais, a Câmara Municipal de Alcochete, pelo contrário, pela mão do seu presidente Luís Franco e da CDU, prepara-se para começar, pela primeira vez na sua história, a praticar o abate de cães abandonados no canil municipal.
Efectivamente, quando a maior parte das Câmaras Municipais só abate os animais quando estão muito doentes ou feridos, sem hipóteses de recuperação, promovendo sistematicamente a sua entrega para adopção através de campanhas, anúncios de jornais ou redes de contactos na Internet, a Câmara Municipal de Alcochete opta pelo mais fácil, transformando o canil municipal num verdadeiro matadouro indiscriminado do «melhor amigo do homem».
Um potencial adoptante de um animal abandonado que se dirigiu ao canil municipal foi informado no local que o canil vai começar a proceder ao abate dos animais.
A razão apontada pela Câmara Municipal de Alcochete para avançar para o abate dos cães abandonados radica na sobrelotação do canil, no atraso das obras de construção das novas instalações e na falta de verbas para suportarem a alimentação dos animais.
Confirmando um atraso de pelo menos 10 anos em relação aos restantes municípios do distrito de Setúbal em todas as vertentes da gestão autárquica, não deixa de ser vergonhoso, que em pleno século XXI, a Câmara Municipal de Alcochete opte por tratar os animais como objectos descartáveis.
Já não bastavam as condições verdadeiramente miseráveis e degradantes para animais e funcionários em que se encontra aquilo que é apelidado de canil municipal de Alcochete, somos agora confrontados com uma decisão no mínimo «medieval».
Se a Câmara Municipal não tem dinheiro para pagar a alimentação dos animais no Canil Municipal, também não deveria ter para dar concertos grátis e subsidiar eventos festivos com milhares de euros dos respectivos contribuintes.
A vergonha em Alcochete tem cor… É vermelha como o sangue…
Artigo publicado na edição de 31.07.2009 do Jornal do Montijo

2 comentários:

  1. O que se pode fazer para impedir a concretização do início dessa prática?

    ResponderEliminar
  2. No imediato inundar o mail da Câmara dirigindo ao Presidente uma protesto contra a implementação desta prática e exigindo a sua suspensão imediata.É importante que os municípes expressem junto do Presidente da Câmara a sua revolta e desgrado.
    A seguir não votar em quem revela tamanha crueldade com os animais.

    ResponderEliminar