sexta-feira, 19 de junho de 2009

Lamas da ETAR de Alcochete - É necessário Esclarecer.

Tive conhecimento que a Câmara Municipal estará a depositar as lamas da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (Etar) numa vala aberta nas imediações desta estrutura, junto à margem do rio. Estas lamas resultam da sedimentação de esgotos e desconheço se foram objecto de qualquer tratamento biológico. Ou seja, constituem em si um perigo para o ambiente, sendo que o grau de concentração das lamas faz elevar o risco de contaminação das águas do rio Tejo , se essas lamas não foram previamente tratadas. Uma concentração de lamas tão grande pode constituir um enorme foco de poluição.
Estas lamas podem ter dois destinos: ser utilizadas na agricultura ou depositadas em aterros sanitários. O que determina o destino final das lamas em causa é a sua própria qualidade. Mas, primeiro, elas têm que ser objecto de um tratamento biológico e de uma desidratação mecânica e só no fim deste processo se pode decidir o seu destino final. Se estiverem dentro dos parâmetros legais, podem ser utilizadas como fertilizante na agricultura. Se registarem concentração de metais pesados, devem ser depositadas em aterros.
No caso concreto de Alcochete, partindo do princípio de que os esgotos que originaram as lamas em causa têm características domésticas e que a sua carga poluente é sobretudo matéria orgânica, tudo indica que as mesmas até poderiam ser utilizadas na agricultura. Mas, antes, a matéria orgânica teria que ser removida com tratamento biológico. Por tudo isto fácil é perceber que a deposição das lamas, antes deste tratamento e de uma forma concentrada, é que, definitivamente, não é solução.
Cumpre à Câmara Municipal de Alcochete esclarecer convenientemente os munícipes o que é que anda a fazer com as lamas da antiga ETAR.
Ou será que esta questão vai ficar como a que foi colocada a propósito do valor total do donativo a entregar à CERCIMA resultante do produto da cobrança dos ingressos na Feira de Alcochete como foi anunciado pela CMA?
Ou seja: SEM RESPOSTA!

3 comentários:

  1. meu caro amigo Luis, estou perplexo com a denuncia que acaba de fazer!
    Então não é a CDU formada por uma coligação entre o PCP e o Partido ECOLOGISTA os Verdes?
    Então e a tão apregoada preocupação pelo meio ambiente?

    ResponderEliminar
  2. Segundo me foi dito ainda hoje , parece que as lamas estão a ser aterradas com areia retirada da própria praia, o que torna ainda mais premente a necessidade da Câmara Municipal esclarecer o que é que está a fazer.

    ResponderEliminar
  3. A confirmar-se as insinuações aqui apresentadas pelo Luis, como natural desta vila sinto-me completamente envergonhado.

    ResponderEliminar