domingo, 5 de abril de 2009

Alargar a Participação Cívica através de Alcochetanidades@gmail.com

Quem quer que tenha assistido a uma reunião pública do Executivo Municipal ou da Assembleia Municipal de Alcochete conhecerá o perfil-tipo destas reuniões: uma agenda ligeira que não merece especiais discussões, unanimidade quase total , ausência de debate , teatralização de pedidos de informações ao Presidente da Câmara de acordo com os interesses do Partido Comunista.
O Sr. Presidente da Câmara acusa a oposição de se «esconder» atrás de blogues , mas na verdade é que apesar dos anos de intervenção do blogue Praia dos Moinhos e mais recentemente do Alcochetanidades , nunca o Dr. Luís Franco se mostrou disponível para vir à blogosfera de Alcochete.
Assim sendo resolvi tomar a iniciativa de tentar levar a blogosfera até ele.
Assim, quem quiser colocar uma questão ao Senhor Presidente da Câmara sobre um determinado assunto da gestão municipal poderá colocá-la através dos comentários a este texto ou enviá-la ao meu cuidado para o e-mail: alcochetanidades@gmail.com
Eu próprio , enquanto candidato à Assembleia Municipal de Alcochete , ou o Dr. Borges da Silva enquanto candidato à Câmara Municipal reencaminharemos directamente as perguntas para a Câmara Municipal , ou então através dos elementos do PSD na actual Assembleia Municipal e , num futuro próximo ,quem sabe , directamente nos órgãos municipais a que agora nos candidatamos.
Este meio também poderá ser utilizado por todos os que queiram questionar os candidatos do PSD relativamente a questões relativas às suas propostas ou até enviar sugestões que contribuam para enriquecer o debate politico em Alcochete
Para além de ser uma iniciativa que procura conduzir ao alargamento da participação cívica , garante o anonimato que tantos preferem na sociedade de medo em que se instalou no país e, particularmente, na sociedade alcochetana.

Não é por acaso a intolerância evidente perante a crítica e o não consenso sobre os mais variados temas tem dado origem a inúmeros comentários anónimos aos textos aqui publicados.
Não é por acaso o silêncio social crítico sobre as opções estratégicas, ou a falta delas. Não é por acaso que a maior parte dos que desejam exercer a cidadania o façam preferencialmente na blogosfera. É aí que, sob a capa do anonimato, que a liberdade se espraia, vencendo o medo dos espaços e territórios onde os abjectos bufos se instalam. Mas isto só acontece porque a vida está difícil e incerta como nunca! Mas é, também, um terrível sinal de que o país está doente. E considero que Alcochete está moribundo também no que respeita à liberdade e participação cívica.

Sem comentários:

Enviar um comentário