segunda-feira, 11 de maio de 2009

À ATENÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE ALCOCHETE.

Toda a politica camarária da CDU e de Luís Franco em matéria de apoio aos empresários locais nos últimos quatro anos resume-se a uma única iniciativa.
Uma iniciativa pomposamente apelidada de «Quinzena Empresarial de Alcochete» e que se resume a um conjunto de visitas de cortesia do executivo camarário às empresas sediadas no concelho com o pretexto de auscultar os empresários locais sobre as realidades empresarias, quais as suas estratégias e acções para implementação de boas práticas, as suas preocupações relativamente à qualificação dos funcionários e as suas expectativas quanto aos novos investimentos públicos, principalmente no que respeita à construção do Novo Aeroporto de Lisboa.
Tal iniciativa mais não é do que uma forma capciosa de usar os empresários locais para fins meramente políticos e de promoção da imagem em período eleitoral.
Se Luís Franco e a CDU estivessem verdadeiramente preocupados com os empresários locais ou com quem pretende investir no concelho , teriam promovido oportunamente ,ao longo do mandato , tal como sucede em muitas Câmaras Municipais deste país , um conjunto de iniciativas de apoio e incentivo à candidatura daqueles aos fundos comunitários disponibilizados no âmbito do QREN , quanto mais não fosse no que respeita à divulgação de informação junto dos mesmos sobre os seus objectivos prioritários , componentes do financiamento ,dotações , criando até um gabinete de apoio às respectivas candidaturas.
Nada disto foi feito.
Já agora , e se é que os empresários locais ainda não saibam , não posso deixar de informar os visitantes do Alcochetanidades que no âmbito do QREN - QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 , cujo período de vigência é de 2007 - 2013 (com a sua execução financeira previsivelmente até Junho de 2015), foram disponibilizados , só para a Região de Lisboa , 307 milhões de euros a que as empresas se podem candidatar.
Se juntarmos este desinteresse da Câmara Municipal aos factos já aqui denunciados , mais concretamente o fracasso das candidaturas da própria autarquia aos fundos disponibilizados no âmbito do QREN , e a total passividade desta perante os programas de apoio à modernização da actividade comercial e empresarial , só podemos chegar a uma conclusão:
Esta pseudo iniciativa apelidada de «Quinzena Empresarial de Alcochete» não passa portanto de uma verdadeira «fantochada» , para utilizar uma expressão muito do agrado de um deputado municipal comunista de Alcochete , para não dizer que é um autêntico insulto ao labor e inteligência dos empresários locais , pela forma como os usa para fins meramente eleitoralistas.

4 comentários:

  1. Tenho acompanhado esporadicamente as suas intervenções e considero que é muito importante que se denuncie a política que temos tido em Alcochete nos últimos anos. Porém, e já aqui uma vez questionei a forma como o seu partido pretende agir, não o vejo, Sr. Luís Proença, a apresentar soluções e políticas alternativas.
    Esperei conhecer melhor o seu blogue para poder percebê-lo, mas a verdade é que até agora não reuni qualquer pista sobre a forma como o PSD irá actuar no caso de vencer as eleições autárquicas.
    Pense em falar um pouco mais sobre o seu partido. Penso que será útil para os munícipes e para o próprio PSD Alcochete.

    ResponderEliminar
  2. O programa eleitoral do PSD será oportunamente divulgado e dele farei eco neste Blogue.
    Quanto a este Blogue , quem percorrer os seus textos desde o inicio vai poder constatar um conjunto muito significativo de propostas alterantivas , sugestões e temas que visam contribuir para um debate profíquo em prol do desenvolvimento sustentado do Concelho.
    No que respeita às criticas, não só procuro fundamentá-las de forma a não serem meramente gratuitas , como muitas vezes não prescindo de opinar sobre aquilo que no meu modesto entendimento poderia ter sido feito.
    De qualquer forma convido-o(a) a visitar as mensagens do Alcochetanidades desde o inicio.
    Aproveito a oportunidade para lhe agradecer o interesse pelo Blogue.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  3. Partilho das coordenadas fundamentais deste texto.
    Não vejo outra maneira de atacar o abjecto caciquismo em Alcochete.

    ResponderEliminar
  4. Sim, mas convenhamos que o senhor é supeito devido à proximidade que tem com os temas aqui apresentados.
    Limitei-me a chamar a atenção para a sucessiva crítica destrutiva, que como todos sabemos, não traz qualquer evolução.
    Em todo o caso, estou devidamente esclarecida sobre o motivo do método referido.

    ResponderEliminar